A Estranha Família de Igby (Igby Goes Down, 2003, Burr Steers)
A Estranha Família de Igby – Sabe aqueles filmes cult? Venerados por uma gama de espectadores que adoram ser “cool” e diferente? Então um filme cult é uma coisa, esse que eu vi é outra.
O filme tem pretensões de ser cult, mas não o é. Toda sua estética é de um filme normal. Todos os diálogos bem forçados. Não naturais. Parece que os personagens nunca teriam capacidade para falar daquele jeito.
A historia é algo de muito complicado, pois não tem pé nem cabeça. Igby foge de casa pois não aceita viver do modo como vive com a família. Onde todos aparentemente são malucos. Todos têm suas excentricidades e nem com isso se tornam verossímeis. Quando Igby perde um parente no filme nunca chegamos a nos incomodar com isso, pois até os próprios personagens não parecem ligar muito para isso.
Com um roteiro que nunca sabe onde vai dar, o filme se perde em momentos inúteis e a razão para algumas coisas acontecerem não é explicável. Por que os personagens são de uma maneira e logo depois fazem algo diferente de sua natureza também é perceptível.
Enfim, Igby é um filme que aspira ser cult mas com uma caraça de cinemão que chega a ser risível. Sabe quando você fica louco para acabar aquela coisa que você está fazendo? Foi assim que me senti no cinema.