" Mentes Perigosas "
Mentes Perigosas
O filme “Mentes Perigosas” é um filme maravilhoso ao qual conta a história de uma professora que deixa a carreira militar de fuzileira naval e acaba ingressando na sala de aula. A princípio seria apenas um estágio, mas como as outras professoras que lecionavam para esta determinada sala haviam desistido ou se demitido, a vaga estava livre e não seria mais para estágio e sim, para tomar posse do cargo oficial.
A professora Louanne Johnson fica encantada quando recebe a notícia que a vaga é concedida a ela e que ganhará 24 mil pelas aulas. Ela, nova, bonita, sente-se realizada por poder ensinar.
Sendo levada à sala pelo professor Halgrittith, Louanne Johnson ao entrar depara-se com uma turma de alunos revoltados; rebeldes. Os alunos mal prestam atenção em sua presença e fazem a ignoram. Não conseguindo lecionar ela vai para casa e consulta vários livros sobre educação. No dia seguinte vai à escola e escreve no quadro “Sou a Marinha Americana”, e pergunta se alguém sabe lutar caratê. Os alunos admirados a questiona se ela sabe lutar caratê. Ela afirma a resposta e vendo o interesse dos alunos, ela usa isso como dinâmica para conseguir a atenção deles. Louanne propõe a turma que se eles quiserem tirar conceito “A” só depende deles.
Louanne então busca diversas formas de atrair a atenção de seus alunos. Ela distribui folhas com poesias aos alunos para que possa trabalhar com eles. Indignada por não terem folhas para xérox, ela o tira do próprio bolso.
Porém, visto que ela usa o caratê como dinâmica, Johnson é chamada pela direção da instituição. O diretor, um afro-descendente, deixa bem claro que na Parkmont,os professores devem seguir a política e o currículo estabelecido pela secretaria de educação e os regulamentos da escola. Caso contrário, responderão a processo disciplinar. Percebe-se que a política educacional praticada na escola Parkmont retratada no filme, é a política da Escola Tradicional. Johnson também fica indignada quando fica sabendo que a aluna grávida não poderia freqüentar a escola e que a causa não era culpa do Conselho, e sim, decisão da própria Instituição.
A professora sempre preocupada com seus alunos vá à casa de vários deles. Uma destas casas, a mãe dos alunos os tirou da escola porque estavam aprendendo poesia. A mãe não concordava com isso, pois ela era simples e responde à professora que não está criando filhos para serem médicos.
Louanne conquista no decorrer do tempo,com muito garra, carinho e dedicação, a disciplina, atenção e aprendizagem dos alunos, usando recursos como recompensas, prêmios e incentivos como meios educativos. A professora até os leva para o PlayCenter, algo ao qual eles nunca haviam freqüentado por falta de condições. Enfim, o método ao qual ela usa exige muita paciência e otimismo.
No entanto, devido à morte de Emílio, a professora se sente impotente diante do sistema. Ela noticia aos seus alunos que não irá mais lecionar no próximo ano. Os alunos então ficam indignados, e a faz refletir que não era esse o motivo para desistir, pois eles precisavam dela.
Até a aluna grávida que iria para outra escola, retornou e disse à professora Louanne que ela havia feito uma escolha, tinha dado tempo de mudar no último momento. Os alunos afirmam que não irão desistir dela.
Logo após, caminhando com seu antigo amigo e professor Halgrittith, este lhe pergunta:
- O que a fez voltar?
Ela simplesmente reponde que seus alunos disseram que ela é a luz e também lhe deram um chocolate. Este chocolate foi o mesmo dado por ela a um aluno como incentivo, e ele usou a mesma tática para que ela permanecesse com eles. Enfim, um filme maravilhoso de uma professora batalhadora e vencedora!!!
by Merari Tavares