PULP FICTION

PULP FICTION: Tempo de Violência ( Pulp Fiction, 1994)

WHAT THE FUCK IS THIS?

O inicio da década de 90 foi uma época muito fértil para Hollywood , no qual foram produzidas as obras "agua com açucar" memoráveis que mais gosto, tais como: Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990); Uma Linda Mulher (1990); Edward: Mãos de Tesoura (1990); A Bela e a Fera (1991); Meu Primeiro Amor (1991); Tudo por Amor (1991); O Guarda Costas (1992); O Rei Leão (1994); Lendas da Paixão (1994); Um Sonho de Liberdade (1994) e a obra prima do cinema - Forest Gump: O Contador de Histórias (1994).

E também foi uma década que produziu filmes onde os vilões tornaram-se personagem "cult" e mais atraente que o mocinho sem graça, como a mulher gato em uniforme colante sadô de Batman: O Retorno (1992); como o Drácula de Bram Stoker (1992); o assustador Hannibal Lecter de O Silencio dos Inocentes (1991); e lógico o Tiranossauro Rex de Spielberg em Jurassic Park (1993).

Mas até então tudo seguia a mesma ordem Hollywoodiana, a mesma linearidade nos roteiros - consagrando os mesmos queridinhos da América: Julia Roberts e Tom Hansk. Eis que em 1994 surge um filme despretensioso sem grandes efeitos especiais e sem atores com cachê milionário, um filme chamado: Pulp Fiction de um diretor jovem e com cara de lunático: Quentin Tarantino, cuja filmografia anterior consta de apenas um filme: Cães de Aluguel (1992) e a assinatura de dois roteiros: Amor à Queima Roupa e Assassinos por Natureza - todas obras tinham em comum a verborragia sagaz e inteligente, o conflito de interesses e a selvageria do ser humano.

Em Pulp Fiction (1994), não foi diferente esses elementos estão presentes na obra e em doses mais letais tornando-se um divisor de aguas no cinema americano ao inaugurar um novo estilo de direção, uma direção em que a ambigüidade sobrevém à clareza; a ironia está acima do riso; e a intertextualidade surpreende todas fórmulas prontas. Um estilo que batizei de: "What the Fuck is This?" e que foi capaz de render à Tarantino a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o Oscar de melhor Roteiro Original, e as indicações ao Oscar nas categorias de melhor ator (John Travolta), melhor ator coadjuvante (Samuel L. Jackson), melhor atriz coadjuvante (Uma Thurman), melhor diretor, melhor edição e melhor filme. Além de ressuscitar um Jonh Travolta esquecido desde o final das continuações enfadonhas de "Olha Quem está Falando" (1989).

É impressionante como Tarantino consegue elaborar e envolver o público com dialogos reflexivos e aparentemente despretenciosos, como o que ocorre entre as personagens de John Travolta e Umma Thurman na mesa de um bar sobre "os silêncios que incomodam", ou entre Jonh Travolta e Samuel Jackson sobre os "aparentes milagres" entre outros diálogos memoráveis. Aplausos ao roteiro bem tramado no qual são apresentadas três histórias de forma não cronológica. Em uma, aparecem Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), que são dois mafiosos com a missão de fazer uma cobrança a mando do chefe, Marsellus Wallace (Ving Rhames). Em outra história, Vincent deve levar Mia Wallace (Uma Thurman) - mulher de seu chefe - para se divertir enquanto ele viaja. Por último, é contada a história de Butch Coolidge (Bruce Willis), um pugilista que foi comprado por Marsellus para perder uma luta, mas não cumpriu sua parte no acordo e agora precisa fugir do mafioso.

Durante os 154 minutos de filme recebemos peça a peça de um quebra cabeças onde os mocinhos não estão pré definidos, os bandidos podem ou não ser os super-heróis e o bonitão da história não consegue comer a linda mocinha. Tudo isso regado a um clima intimista à la Vintage e uma trilha sonora maravilhosa que mescla o folk com o rock e soul com o pop. Talvez o único grande infortúnio foi a disputa do Oscar em 95 com o gigante do cinema Forrest Gump.

Enfim...há 17 anos foi lançado Pulp Fiction e desde então o cinema mundial não conseguiu superar esse filme no estilo: What the Fuck is This?

****************************************************

título original: (Pulp Fiction)

lançamento: 1994 (EUA)

direção:Quentin Tarantino

Elenco:John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Harvey Keitel, Bruce Willis, Ving Rhames, Eric Stoltz

****************************************************

Marcelo Lopes
Enviado por Marcelo Lopes em 25/03/2011
Reeditado em 25/03/2011
Código do texto: T2870069
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.