AUSTRÁLIA

"Eu cantarei pra você, dona chefa..."

Eu ainda não havia tido a oportunidade de assistir a mega produção do longa metragem AUSTRÁLIA dirigido por Baz Luhrmann .

IMPECÁVEL.

Sei que estou atrasada posto que o filme estreou em Janeiro de dois mil e nove e só agora tive o prazer de assisti-lo, porém não há tempo para a arte.

Ao perguntar de qual gênero se tratava o DVD pensei que a informação era jocosa "ora, o filme tem todos os gêneros numa só obra!".

De fato.

"Um épico romântico de ação e aventura" assim encontramos na fonte da net, tendo como protagonistas NICOLE KIDMAN E HUGH JACKMAN, que respectivamente encenam a personagem "dona chefa" (a aristocrata Inglesa que herda uma fazenda de gado na Austrália-"Faraway Down") e o "vaqueiro" (tocador de gado da mesma região) que se encontram numa missão de salvar o gado da aristocrata inglesa duma emboscada.

O filme tem como cenário o período pré segunda grande guerra mundial e nos conta um pouco da cultura aborígene daquela região da Austrália, com enfoque às crianças das ditas "gerações roubadas". Muito lindo!

Embora bastante longo, confesso que não percebi os seus cento e sessenta e seis minutos de duração.

De qualidade artística indubitável, com uma atuação impecável de Nicole Kidman, encanta pela fotografia da belíssima região, pelo vestuário, pela música (destaca a força da música, com alusão ao tema do Mágico de Oz), pela História, pelas mensagens filosóficas, enfim, pela poesia que a obra nos declama do começo ao fim da fita..

Em fração de segundos o filme nos leva do riso às lágrimas.

Assim que terminei de vê-lo (aliás, por muitas vezes temos a impressão que o filme vai terminar... e ele recomeça) fui buscar pelas premiações e me decepcionei com a precária indicação para o Oscar: só a de melhor figurino?. Que injustiça!

Na minha leiga opinião de expectadora, um dos melhores roteiros que já assisti, e de fato, um genero bem plural: Remonta a História e a cultura dum povo, com romance, comédia, drama, aventura, fantasia, dentro duma proposta épica de resultado encantador.

Vale assistí-lo com calma e degustar desta pérola, uma DELICADEZA da arte cinematográfica, um elixir ao espírito.