Vai um pouco de humanidade aí?
Hoje estou dedicando dez minutos da minha vida, depois de dez mil dias sem escrever nada, para vir aqui e falar um pouco sobre um filme que merece comentário - A caixa (2009).
O filme apresenta uma idéia sensivelmente inovadora editada através de um antigo dilema da humanidade, desta vez em versão tecnológica e ampliada, qual seja: Comer ou não comer a maçã, apertar ou não o botão - eis a questão!
O filme "A caixa" de direção e roteiro de Richard Kelly é baseado na obra "Button, button" de Richard Matheson publicada em 1970. Lançado em 2009 e contando com com um elenco favorável - A versátil Cameron Diaz ("As panteras", "Uma prova de amor" e "Encontro explosivo") e o jovem James Marsden, o filme mostra o drama de um jovem casal que, passando por dificuldades financeiras, recebe inusitada proposta de um homem desconhecido: Ganharão um milhão de dólares para simplesmente apertar um botão. O detalhe é que ao apertá-lo uma pessoa desconhecida morrerá.
O dilema do casal na verdade é o pano de fundo para a discussão de uma problemática bem mais abrangente no que se refere à humanidade. Onde foi parar o altruísmo e até mesmo a natureza humana?
Se somos capazes de passar a perna em nosso colega de trabalho, em nosso cônjuge ou em nossos pais, por que então não seríamos capazes de apertar um botão e tirar a vida de alguém que nem ao mesmo conhecemos?
Por outro lado, se precisamos destruir uns aos outros em favor de uma existência tão sem sentido o que nos garante então que somos dignos dessa sobrevivência?
Do filme, fica a dica - Vale a pena ver Cameron Diaz de novo. Do dilema fica o aviso:
Cuidado com as atitudes que você toma todos os dias, pois ainda que não haja vida superior em outros planetas, todas as ações que realizamos retornam em igual força e consequência, afinal essa é uma lei da natureza, e, ainda que esqueçamos disso na maior parte do tempo, também somos parte desse universo que tanto atacamos.