Chico Xavier - O Filme
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Esta é uma das mais célebres frases de Francisco de Paula Cândido Xavier, considerado o maior médium do Brasil, que publicou mais de 400 livros psicografados, além de inúmeras cartas e mensagens mediúnicas. Seus autores “espirituais” foram muitos, portanto, jamais atribuiu a si qualquer direito autoral sobre as obras. Francisco Candido Xavier nasceu a 02 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo- Minas Gerais e faleceu aos 92 anos, em Uberaba, também em Minas Gerais em 30 de junho de 2002.
O Filme fala da infância de Chico Xavier em Pedro Leopoldo, e ressalta seu primeiro contato com os “espíritos” com aproximadamente 5 anos de idade. Mostra suas conversas com sua falecida mãe, e os conselhos que ela dá a ele sobre resiliência e resignação perante os maus tratos que sofria da madrasta, a segunda esposa de seu pai. A mãe o estava preparando para uma missão muito grande, já conhecida por ela, no mundo espiritual.
Na juventude, Chico Xavier teve contato com o seu guia espiritual chamado “Emmanuel”, que o acompanharia por toda sua vida, norteando seus pensamentos, canalizando suas fraquezas, e incentivando para o trabalho que Chico Xavier deveria desempenhar, evidenciando a necessidade de “Disciplina, disciplina, disciplina”, para que ele alcançasse seus objetivos.
Chico Xavier foi chamado em sua vida de “Louco, santo, fraude” como relata o filme, e são estas frases e julgamentos que vão nortear sua trajetória intrigante por toda a vida, num país, predominantemente Católico. E a inovação da Doutrina Espírita de Chico Xavier trouxe contrários à sua filosofia, mas também trouxe adeptos e simpatizantes, tanto aqui como em outras várias partes do mundo.
Desde cedo, Chico Xavier teve de enfrentar dúvidas a respeito “das perdas” que sofreu na vida. Este sentimento foi compartilhado por muitos que viveram esta mesma situação, de questionamentos sobre as dores que sofriam quando perdiam um ente querido. Muitas mães desesperadas o procuraram para tentar estabelecer um contato com “o vínculo carnal de amor”, perdido em suas vidas, com o falecimento de alguém querido. Esta possibilidade, descrita pelos espíritas como “O consolador”, reportava a passagem bíblica da vinda de “Algo, ou Alguém”, que apaziguaria o sofrimento humano a respeito de suas dúvidas sobre o Divino e a imortalidade da alma. Então, a “Santidade” de Chico Xavier foi atribuída ao fato, de que ele era o portal de contato mais confiável com o mundo espiritual, cuja existência ele tanto enfatizou.
Outros o consideravam Louco, notadamente confuso, e que não aprendera a lidar com os sentimentos reais de uma vida que começou conturbada na infância e se estendeu até a sua morte. Atribuíam-lhe o título de possuidor de devaneios mentais profundos, e, portanto, não significativos à materialidade do mundo em que vivemos.
Muitos o consideravam uma fraude, quando lhe atribuíam “um poder criativo” muito grande, ao se colocar quase que completamente, sob a contemplação de uma vida na qual seu “Eu material” dificilmente se sobrepunha ao “Eu espiritual”.
No entanto, contrariando todas as expectativas, Chico Xavier teve uma vida brilhante, coesa e predominantemente reflexiva sobre as questões da imortalidade da alma. Ele foi um dos maiores exemplos de desprendimento material, simplicidade e caridade, que viveu no Brasil. O Lema espírita, de que “Não há salvação fora da caridade” foi exemplificado de forma contundente, nas incontáveis ações sociais de ajuda humanitária criadas por Chico Xavier.
Ele pregou a vida terrena como uma “escola”, um lugar de passagem para todos os seres humanos, na busca pelo aprendizado espiritual e elevação da alma. Ele enfatizou que os sofrimentos de uma vida, sejam eles de ordem psicológica ou física são, antes de tudo, resultado de correções de vidas passadas ou “saltos espirituais de qualidade” rumo ao Divino, e que, portanto, não há vingança nas ações de Deus para conosco, apenas o provimento de possibilidades para que correspondamos à Sua expectativa de aprendizado do verdadeiro sentido do Amor.