Nenhum a Menos
PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
A história é sobre a professora substituta Wei Minzishi, de uma escola rural da china, ela tem que manter os alunos na escola e luta por isso com esforço e dedicação. Do ponto de vista pedagógico precisamos de estímulos e mais dedicação ao nosso trabalho para que tenhamos êxito e sucesso em nossos esforços. O filme é de grande valia para nossas vidas pedagógica, pois busca o valor da nossa profissão e com grandes expectativas de transformar o conformismo em trajetórias praticas para a vida pedagógica.
BREVE SÍNTESE DA OBRA
A professora substituta Wei Minzishi, de uma escola rural da china, ela tem que manter os alunos na escola e luta por isso com esforço e dedicação. A pesar de jovem e sem credibilidade alguma a garota vence todos os obstáculos para manter a sala sem evasão.
Muitos problemas surgiram durante a trajetória do trabalho mais com o amor e esforços tudo foi superado com grande sucesso alem das expectativas esperadas.
A educação tem se espelhado em vidas como neste filme de grande estimulo. E o que aprendemos com ele é que temos que saber superar obstáculos de todas as categorias para conseguirmos alcançar os objetivos de nossa profissão. Quando esses objetivos são alcançados e todo o obstáculo superado vem então a recompensa.
PRINCIPAIS TESES DESENVOLVIDAS NA OBRA
O filme Nenhum a Menos conta história de um professor chinês que precisa se ausentar da escola por motivo particular e deixa uma adolescente de 13 anos com a responsabilidade da sala e ainda compromissada em não deixar faltar nenhum aluno até sua volta. Ela sofrerá com a rebeldia de alguns alunos e com sua dedicação e criatividade faz a turma se interessar por suas aulas. Criativamente ela conquista e motiva toda a sala de aula e ainda consegue impedir a evasão escolar.
Reflexão crítica sobre obra e implicações
A educação é um fator de suma importância, mesmo que o sistema educacional é excludente, causando o fracasso e o insucesso escolar. O filme retrata de precárias condições de o professor lecionar e manter alunos em sala, a escola retratada no filme é de 1940 sem recursos pedagógicos. O filme mostra que o professor tem que enfrentar a realidade árdua em que vive e encontrar subsídios que transformem a realidade em que vive em superar obstáculos com grandes esforços e dedicação baseando-se principalmente no amor.
O filme envolve situações do cotidiano de nossas instituições de ensino, onde o professor tem que ser multiplicador e gerenciador de um sistema com poucos recursos educacionais.