Preciosa

Claireece Jones Precious é uma negra, obesa, analfabeta, violentada por sua mãe, abusada sexualmente por seu pai e que tem poucos motivos para sorrir, o que lhe resta é sonhar e utilizar sua imaginação como forma de escapismo. Preciosa, filme de Lee Daniels (Matadores de Aluguel, 2005), é uma história comovente e nada sutil sobre as adversidades que a vida nos impõe.

O longa-metragem começa tropeçando nas suas próprias intenções, mas a medida que vai se humanizando e abandona o discurso de crítica social torna-se mais eficiente e contundente. Porém, tudo ganha pouca relevância diante da atuação memorável e asquerosa de Mo'Nique. Poucos personagens atingiram tamanho grau de repugnância no cinema atual. Mais uma prova do excelente trabalho da atriz, que é favoritíssima para conquistar a estatueta do Oscar 2010 na categoria de melhor atriz coadjuvante. Mas o termo "coadjuvante" é uma mera formalidade porque Mo'Nique rouba a cena e evitará que o filme passe despercebido, apesar do burburinho que ele tem causado.

Preciosa é bem realizado, toca na alma de qualquer ser humano, mas não é nada mais que um dramalhão, que tem um roteiro competente e atuações eficientes. Apesar da expectativa gerada pela sua estreia em terras brasileiras, representará apenas a consagração dessa atriz espetacular, chamada Mo'Nique.

Nota: 7,0

http://artividades.blogspot.com