Do Começo ao Fim

A intenção prévia de polemizar ao abordar uma relação amorosa homossexual e incestuosa, apesar do sucesso do trailer no Youtube com mais de 700 mil acesos, não foi concretizada através do filme. Do Começo Ao Fim, trabalho mais recente do diretor Aluzio Abranches (Um Copo de Cólera, 1999), se caracteriza por relações humanas irreais e comportamentos artificiais.

A polêmica é deixada de lado com a intenção de construir um relacionamento terno e singelo, porém não é amparado por nenhuma característica verossímil. Logo na primeira cena, um texto em off toca na questão do livre arbítrio, mas a voz do ator Rafael Cordeiro, desprovida de qualquer naturalidade não surte o efeito desejado.

Os irmãos de pais diferentes Francisco (João Gabriel Vasconcelos) e Thomás (Rafael Cordeiro) são criados juntos e, desde cedo, nutrem um carinho e cuidado exarcebado e recíproco. É justamente nessa fase da vida em que os garotos passam a descobrir o seu corpo e a despertar uma boa dose de curiosidade sobre a sexualidade, porém os personagens não demonstram qualquer atração física recíproca. Abranches constroi um relacionamento artifical, desprovido de qualquer conflito e interesse sexual mútuo por parte dos irmãos, apesar da desconfiança sutil dos pais dos meninos. Tudo é tratado um estranha naturalidade, que beira o surrealismo.

Já adultos, na primeira cena com apelo sexual entre os dois, Abraches opta por uma tomada excessivamente longa, com uma trilha incoveniente e comportamentos sem qualquer beleza e naturalidade aparente. Em seguida, um corte abrupto conduz o espectador para o dia seguinte, no quarto, onde ambos dormiram juntos.

A trama se caracteriza pela ausência de uma história, uma hora e meia se passa e nada nos é contado ou discutido. A polêmica fica restrita ao argumento inicial do filme. Abranches cria um mundo mágico em que o casal não tem qualquer tipo de problema, angústia ou questionamento, nem se sentem pressionados ou coagidos pela família ou pela sociedade.

Um filme vazio em sua proposta com uma trilha sonora melodramática sem sentido. O filme se resume ao dois personagens principais, de um modo autista, com um tom romântico ao extremo, perdendo-se uma rara oportunidade de abrir a cabeça de muita gente sobre o tema. Um desperdício do começo ao fim!

Nota: 4,0

http://artividades.blogspot.com