Tempos Modernos - Charles Chaplin
Filmado em 1936 o filme Tempos Modernos, nono longa do cineasta britânico Charles Chaplin, descreve como ninguém o período histórico marcado pelo desemprego em massa, pela queda brusca do PIB em decorrência da diminuição da produção industrial e dos preços das ações subseqüente à quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929. O anti-herói Carlitos em Tempos Modernos talvez seja quem melhor traduziu esse período conhecido como A Grande Depressão.
É o primeiro filme de Chaplin a contar com efeitos sonoros, apesar de ser em sua grande maioria mudo e um dos filmes mais críticos de sua carreira. O filme discorre entre trata de vários assuntos da sociedade industrial no início do século XX e podemos destacar o “diálogo” que Chaplin faz sobre a sociedade industrial, sobre a alienação do trabalho com a obra do sociólogo alemão Karl Marx.
Em seus mais de 80 minutos, Tempos Modernos mostra de forma clara a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o trabalhador apenas uma peça do mesmo. Com o Filme, Chaplin nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos ajudando a entender todo o contexto e realidade da época.
A frase do início do filme traduz toda a sua idéia central “Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade.” (CHAPLIN, 1936). Várias cenas podem ser destacadas como sendo uma síntese do que acontecia naquela época dentre elas podemos destacar a cena do rebanho de ovelhas com a sobreposição pela imagem de um grupo de trabalhadores saindo de uma estação do metrô e indo em direção as indústrias e no momento em que a personagem aperta os botões das pessoas nas ruas do mesmo modo como fazia com os parafusos na linha de montagem.
A ovelha é sempre lembrada na tradição judaico-cristã como um animal que tem uma forte ligação com Deus e não é incomum que pastores ou padres refiram-se a seus fiéis como “ovelhas” ou “rebanho”. Nesse momento do filme Chaplin nos propõe uma pergunta: Seriamos, nós, um rebanho de ovelhas e as indústrias, o nosso “líder religioso”? Logo após conhecemos o local de trabalho da personagem, uma linha de produção no qual a sua função é apenas apertar parafusos. Podemos nesse momento notar a influência Marxista, já que o trabalho é mostrado como algo mecânico, que causa a alienação e faz com que o trabalhador perca a sua liberdade de criar. Eles não têm a mínima idéia de sua importância naquela linha de montagem, a única coisa que eles sabem é que tem que apertar os parafusos.
Marx se faz presente também no momento em que Chaplin passa a apertar os botões das outras pessoas nas ruas da mesma forma como aperta os parafusos na linha de montagem. O trabalho executado é intensamente mecânico que o ser humano transforma-se um uma máquina, incapaz de discernir, de pensar. Na continuação da cena em questão Chaplin persegue uma mulher pelas ruas, querendo apertar os botões de sua roupa, que encontra um policial que passa a persegui-lo. Em sua fuga inconscientemente busca abrigo em seu próprio local de trabalho e ao passar pelo relógio de ponto, ele bate o cartão. Isso mostra que antes de ser um homem, nesse momento, o trabalhador é uma máquina.
O filme não gira apenas em torno do trabalho na indústria, Chaplin passa pela prisão, conhece uma menina de rua é acusado de fazer greve, trabalha como vigia noturno em uma loja de departamentos entre outras coisas. Dentre tudo o citado acima é destacável a situação vivida pela personagem, quando de vigia, no momento em que ele e sua companheira estavam se deliciando na loja, mostrando nesse momento uma lógica capitalista, a loja é invadida por ladrões. Chaplin reconhece um deles como sendo um antigo amigo, agora desempregado, que, sem alternativa, comete furtos para sobreviver. Nesse momento o filme nos leva a pensar os motivos das criminalidades nas grandes cidades. Por qual motivo eles estariam cometendo esses crimes? Seria por terem sidos excluídos do atual sistema? Quais alternativas teriam eles se não lhe são dadas as oportunidades?
Apesar de um filme antigo (com mai de 70 anos de filmagem) e mesmo sendo mudo em uma época onde já se existiam filmes falados (há momentos de fala no filme, mas somente as máquinas “falam”), Tempos Modernos ainda pode ser considerado bem atual assim como as obras de Marx. É interessante, e ao mesmo tempo assustador, como as críticas feitas por Chaplin no filme ainda cabem para os dias de hoje e como a cada dia que passa as relações “virtuais” se fazem mais presentes.
Sir Charles Spencer Chaplin Jr. mais conhecido como Charles Chaplin foi ator, diretor dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin foi um dos atores mais famosos do período conhecido como Era de Ouro do cinema americano. Foi condecorado como Cavaleiro do Império Britânico e Francês entre outras condecorações. Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como Carlitos (no Brasil) um andarilho pobretão que entre muitas marcas pode-se destacar o pequeno bigode-de-brouxa. Atuou e/ou dirigiu mais de 60 filmes. Morreu aos 88 no dia de natal em 1977 na Suíça em conseqüência de um derrame cerebral.