A Onda (Die Welle, 2008) 2: SINOPSE

Um professor de colégio é obrigado a dar aula de autocracia a uma sala que acha que já sabe demais, cansada de estudar sobre a Alemanha nazista. Pra prender a atenção de seus alunos, o professor propõe uma experimento disciplinar, em que os levaria a se sentir dentro de um regime fascista. Tentar fazê-los aprender na prática.

Através dos lemas: "FORÇA ATRAVÉS DA DISCIPLINA", "FORÇA ATRAVÉS DA COMUNIDADE","FORÇA ATRAVÉS DA AÇÃO", o professor vai inserindo aos poucos o conceito de um "grupo fechado" na classe de estudantes, e os alunos, levados pela empolgação, vão se incorporando a esse grupo, apelidado de "a onda". Um nome muito adequado, por sinal. Como uma onda, que te empurra contra a sua vontade, e pode até te afogar.

Medidas aparentemente despropositais, como o uso de uniforme, obrigação de se levantar quando for falar, sentar com a postura correta na carteira, vão sendo implementadas. Aos poucos o grupo ganha uma identidade coletiva, e seus integrantes abrem mão de suas individualidades e diferenças para serem parte desse grupo.

Alguns estudantes são contra esse "movimento"; acabam sendo atacados, e atacam "a onda" também. Claramente querendo dissolvê-la. Os "de dentro" protegem a todo custo, não querendo destruir essa identidade forjada com a qual estão envolvidos emocionalmente, sem uma conexão racional. Agem por instinto, tomando atitudes que nunca imaginavam ser capazes.

A situação toma proporções catastróficas, e o professor perde controle sobre o experimento. Ele então se vê obrigado a dar um fim. Mas será que consegue?

Voo do Corvo
Enviado por Voo do Corvo em 11/11/2009
Reeditado em 11/11/2009
Código do texto: T1917999
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.