[REC]
Quando se fala em filme de terror, é quase inevitável que não nos venha à cabeça a imagem daqueles típicos filmes americanos, com roteiros decerebrados e colegiais extremamente estúpidos, fugindo de um assassino implacável que sempre os alcança - não importando o quanto corram. Pois esse filme espanhol quebra esse ciclo quase vicioso de filmes de terror que não assustam, e nos mostra que é possível fazer bom cinema de terror, sem aqueles convencionais sustos previsíveis
[Rec] (filme de 2007, dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza), conta a história da repórter Angela Vidal e de seu cameraman Pablo, durante a gravação de um programa chamado "Enquanto você dorme".
Eles estão acompanhando a rotina noturna de uma equipe do corpo de bombeiros, quando uma chamada "comum" os leva a um prédio no subúrbio de Barcelona. Lá, eles encontram os moradores do pequeno edificio no saguão, assustados com a gritaria de uma velhinha que mora no andar de cima - motivo pelo qual solicitaram a emergência.
Ao entrarem no apartamento, a chamada "comum" acaba se tornando num verdadeiro inferno...
Não espere ver uma super produção com atores famosos. [REC] acerta justamente nisso: é um filme SIMPLES.
O filme usa do recurso da câmera de mão, e durante os 75 min. do longa, vemos a história se desenrolar pelo ponto de vista daquele que opera a câmera, como se estivéssemos presenciando uma reportagem de TV. O que pode parecer estranho de início, mostra-se um traço fundamental no decorrer do filme.
Imagens tremidas e quadros pouco convêncionais, fazem com que se tenha a impressão de que aquilo realmente se trata de algo verídico. Como só vemos o que o cinegrafista Pablo grava, sabemos somente aquilo que os personagens ali presentes sabem, o que causa um clima de suspense e também de angústia. Ao contrário de outros filmes de terror, Rec não nos joga tudo mastigado. Aos poucos o filme vai nos dando pistas, mantendo sempre o espectador "ativo".
A atriz Manuela Velasco, que interpreta a repórter Ángela, pode ser considerada o grande destaque. Juntamente com o seu câmera, ela é que nos pega pela mão e nos prende nesse pesadelo. Suas reações são bastante reais, e o pavor que ela sente é desconfortante.
Falando em realidade, tenho que dizer que nesse filme tudo é muito real. A maquiagem, o elenco, a trama... tudo contribuiu para esse efeito sensacional de "documentário" televisivo. A cada instante a tensão aumenta, e os minutos finais são horripilantes, quando Ángela e Pablo se dão conta do abrigo que escolheram.
O roteiro não se explica em detalhes (nada que prejudique a trama, pelo contrário: a escassez de informações ajuda a criar a tensão, pois não temos noção do que de fato está ocorrendo ali). Provavelmente algumas brechas serão preenchidas pela continuação, [REC]², que em breve chegara aos cinemas.
Ah, antes que eu me esqueça, o sucesso de Rec foi tanto que os americanos fizeram até um "remake", chamado "Quarentena", que está nas locadoras. O filme americano não passa de uma regravação das cenas - até com os mesmos sustos - e não acrescenta nada ao original, que sem dúvida é muito superior.
Se você assistiu a Quarentena, mesmo que não tenha gostado assista [REC], pois é provavel que mude de idéia quanto ao formato. Já se você não assistiu nenhum dos dois, assista [REC] primeiro, pois o choque inícial de ver o original espanhol é único, o que pode não ocorrer se você ver o remake esdruchulo dos americanos antes.
E sobre a continuação de [REC], o filme pode até não superar o seu antecessor, mas aqui vai uma breve nota: [REC]² já foi exibido em um importante festival de cinema na Espanha, e lá foi bastante aplaudido...