A Festa da Menina Morta

Pode crer : um filme

difícil e para peque-

nas platéias.

O Diretor desse filme é Matheus Nachetergaele . É um filme denso . Muito denso.. Não é um filme digerível. É radical . Muito radical , assim como a fotografia de Lula Carvalho. O fotógrafo acompanhou o roteiro . Ainda que ele optasse pelo obscuro e pelas sombras. Assim mesmo causa desconforto ao espectador. A fotogra- fia é daquele tipo que mostra e esconde, mostra e esconde, quase que como o gato e o rato. Mas fala, "fala" muito do personagem Santinho , interpretado por Daniel de Oliveira . Um Daniel de Oliveira, quase irreconhecível . Personagem tido como santo mas todo cheio de chiliques. Talvez seja o seu melhor trabalho no cinema. Eu pouco o conhecia , mas o pouco que eu o vira, não me fazia pensar que ele fosse tão bom ator. No filme , é dado a ter chiliques e mal-criações . Na vida privada ( no filme ) leva uma vida completamente mundana , mostrada numa cena que ... Deus me livre !!!, incomodou muita gente. Provocou impactos sem dúvida nenhuma.

O filme conta a história de um rapaz ( Daniel Oliveira ) que desde cedo lhe coube assumir certa divindade numa comunidade ribeirinha nos cafundós de um certo Estado , lá em cima , no mapa.

Uma menina é morta , misteriosamente , sendo o vestido entregue a um ...... Bem , e vai por aí , o filme, numa direção perigosa . No filme tem uma festa patrocinada por uma marca de uma ...indígena. Etc...

Esses são s ingredientes desse filme , com roteiro de Maheus

Nachtengaele e de Hilton Lacerda . É uma narrativa , ao mesmo tempo cronológica e linear . E no entanto prescinde do realismo, ainda que todas as ações pareçam realistas . O tom , beira ao teatral , mas está no cinema. As cenas são fortes, fortíssimas , de algo que eu nao vou falar aqui... deixo para você descobrir, mas precisa ter fôlego , aviso... rsrs. Matheus fez um filme indigesto , dificílimo , para poucos , muito poucos. Quem quiser se aventurar... O filme mexe com o espectador , tanto é que o faz ficar grudado na cadeira e na tela , do início ao fim. Boa Sorte !!! Nada de criança assistindo, hein ?

P.S - Para aproveitar : o cineasta Steven Spielberg vai receber a MEDALHA da LIBERDADE 2009 , ainda este ano , por seu comprometimento artístico e pessoal em pról dos direitos humanos.

Bacana, não ???

POSTAGEM : Kallena, 10/08/2009

kalena
Enviado por kalena em 10/08/2009
Código do texto: T1745973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.