A proposta

Estreou nos cinemas brasileiros a comédia romântica "A proposta", com Sandra Bullock e Ryan Reynolds nos papéis principais. O filme, que arrecadou a maior bilheteria americana no seu fim-de-semana de estréia, alinhava uma seleção de clichês e cenas de outras produções do gênero. Sem contar outros filmes da atriz, mais uma vez Bullock, no papel de Sandra. Impossível é evitar a sensação de de-ja-vu.

A trama começa com Margareth Tare, uma editora de livros famosa e cruel com os subalternos como a Miranda de "O Diabo veste Prada", sendo informada que, por não obedecer aos trâmites legais, terá que voltar ao Canadá, seu país de origem. Para escapar da sentença de deportação, ela obriga seu assistente, Andrew, a se casar com ela. Ele aceita, com a condição de ser promovido e ter um livro publicado. Surgem então as cenas manjadas de "Passaporte para o Amor", com a chefona tendo que aprender, em ritmo super intensivo, sobre os detalhes da vida do falso noivo para ser aprovada na investigação da imigração.

Um fim de semana na casa dos pais de Andrew nos faz recordar "Como perder um homem em 10 dias", "Entrando numa fria" e "Alguém tem que ceder": estão lá as cenas da boa recepção da família do noivo, as confusões para o casal convencer o restante da família de sua intimidade e o nu frontal e rápido de Sandra Bullock. A cena, a primeira da carreira da atriz, demorou quase quatro horas para ser feita e mostra a Miss Simpatia inteirona aos quarenta e cinco anos.

A direção é de Anne Fletcher, ex-coreógrafa de Hollywood, que também dirigiu "Vestida para casar" e "Ela dança, eu danço". A produção é da Disney e o roteiro óbvio, do estreante Peter Chiarelli. Há cenas divertidas com Sandra Bullock, mas quem rouba mesmo as cenas cômicas é Betty White, no papel da avó do noivo que completa 90 anos.

No fim a megera Margareth fica boazinha, faz seu mea culpa e o casal é feliz para sempre. A menos que você adore clichês ou, como eu, tenha um marido adorador de Sandra Bullock, não vale a pena perder o seu tempo. Vá por mim: você já viu este filme antes.

Maria Paula Alvim
Enviado por Maria Paula Alvim em 12/07/2009
Código do texto: T1695734
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.