Debi e Lóide (Dois idiotas em apuros)

Mais besteirol americano eu só agüento se tiver Jim Carrey, o “carreteiro” mais bem pago do mundo. Consta que nesse filme ele ganhou 7 milhões de dólares, enquanto o seu Sancho Pança, Jeff Daniels, ator de envergadura, capaz de fazer qualquer gênero de filme, inclusive o mais difícil que é a comédia, ganhou apenas 750 mil dólares. (digo apenas com muita inveja, já que nunca ganharei 750 mil dólares em contrato de um trabalho para fazer seja lá o que for).

Os diretores, os irmãos Farrelly, são especialistas em comédias do tipo “nonsense”, como se “nonsense” fosse esse monte de gags e de carretas. Não, “nonsense” é o humor dos irmãos Marx, uma mistura equilibrada de humor verbal e gestual. Mas nos tempos bicudos de hoje, fica sendo “nonsense” ficar com a língua colada na barra de ferro gelada de Aspen, ou mostrar a fantasia de Debi com a beldade, numa festa, acendendo uma enorme labareda com o gás de um peido, e todo mundo achando graça. Ou o policial bebendo uma garrafa de cerveja cheia da urina de Debi, enquanto este oferece uma bala de menta ao infeliz. Oui a morte do “Homem do Gás”, um gangster e assassino no restaurante, enquanto Debi pede a conta: “Check, please!”.

Sendo o filme um retumbante sucesso, explicável apenas pela presença carismática de Jim Carrey, deve-se reconhecer que nem mesmo chega perto de seus melhores filmes de comédia, que são “Ace Ventura1”, “O Máscara”, “O Mentiroso”, “O estranho mundo de Andy”.

Logo ficaria difícil para Carrey repetir a fórmula do sucesso em comédias, e é engraçado como é difícil para um ator livrar-se da imagem criada que fez tanto sucesso, e ele tenta até hoje reformular a sua imagem de ator, em dramas, após ter fracassado em papéis que trabalhava super maquiado a ponto de não poder ser reconhecido.

Assim, Debi e Lóide pode ser visto como o filme-símbolo da atuação de Carrey como comediante puro, pelo qual será lembrado no futuro.

Sinopse:

Lloyd Christmas (Jim Carrey) e Harry Dunne (Jeff Daniels) são dois homens extremamente estúpidos. Quando Lloyd leva até o aeroporto Mary Swanson (Lauren Holly), uma bela mulher que vai para Aspen, Colorado, acredita que Mary perdeu uma mala. Na verdade ela "esqueceu" no saguão, pois dentro dela está uma grande soma para pagar o resgate do marido, mas antes que os seqüestradores peguem a valise Lloyd a recupera e tenta lhe entregar. Como o vôo já partiu e ele se sente atraído por Mary, convence Harry para irem até Aspen para devolver o dinheiro. Na viagem se envolvem em várias confusões, além de serem perseguidos pelos seqüestradores.

O orçamento de Debi & Lóide foi de US$ 16 milhões, sendo que o filme arrecadou nas blheterias de todo o planeta US$ 246 milhões.

(ISSO É QUE É BOM NEGÓCIO!)

http://www.adorocinema.com/filmes/debi-e-loide/debi-e-loide.asp