Rainhas I- Maria Antonieta  – Giselle Sato

 

 

Assisti Maria Antonieta de Sofia Coppola e acabei apaixonada pela leveza com que a atriz Kirsten Dunst  vive a jovem rainha. Não é um filme histórico nem existe interesse em apontar defeitos ou qualidades nas atitudes da rainha. Trata-se de um retrato de época  em que riquíssimas imagens e figurinos conduzem o enredo.

Uma adolescente que entra no mundo do luxo e prazeres de um palácio extravagante onde sobram nobres e o dinheiro é gasto para realizar todos os desejos dos jovens governantes. A opulência dos cenários e os excessos são evidentes.

Os adoráveis sapatos, tecidos finos, doces maravilhosos, frutas, champagne e flores se misturam em um quebra cabeças bem montado. Genial. 

Antonieta brinca com os confeitos e delicia-se com perfumes e pó de arroz. Ri das intrigas da corte e sofre com o casamento que por anos não é consumado, colocando em risco sua posição de rainha.

É um filme que traz o sabor dos morangos tenros, chantilly e dos famosos brioches. 
Explorando seus limites a jovem descobre que tudo e todos podem ser manipulados. Ela aprende a jogar e a ter prazer. C
om o passar dos anos amadurece e assume o papel de rainha até o final trágico.

Antonieta é um sopro de graça em dias cinzentos e diversão garantida. Descompromissada, impetuosa, passional e extremamente vaidosa.  
Para a jovem recém saída da austera Áustria,  mergulhar nos tons dourados de Versailles foi  uma tentação irresistível.

Acompanhar a rainha na escolha dos leques, jóias e apliques é delicioso. Um pouco de futilidade no dia a dia conturbado não faz mal algum... e alimenta nossas fantasias. Inspirando.

Giselle Sato
Enviado por Giselle Sato em 08/06/2008
Reeditado em 22/07/2008
Código do texto: T1025280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.