Resenha para artigo "sobre Qualidade da Informação"

Accessing information sharing and information quality in supply chain management

Suhong Li e Binshan Lin

Decision Support Systems, 42 (2006) 1641–1656

========================================

O artigo "Accessing information sharing and information quality in supply chain management", de Suhong Li e Binshan Lin, trata do impacto da incerteza do ambiente, os facilitadores intra-organizacionais, e as relações inter-organizacionais sobre o compartilhamento de informações e a qualidade da informação no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Outros artigos referenciam que este trabalho como um dos principais na pesquisa sobre qualidade da informação. Até o artigo da Jaciane referencia a afirmação categórica deles de que, desde que a competição se intensificou e o mercado se globalizou, tornou-se um desafio produzir bens e serviços, no lugar certo, no instante certo, ao mínimo custo. O trabalho de Li e Lin confirma que o compartilhamento de informações é de fato um componente crítico de uma cadeia de suprimentos que queira ser realmente integrada, e isso produz vantagem competitiva.

Quanto ao método de pesquisa, eles primeiro revisaram a literatura, em busca dos itens dos construtos a serem pesquisados, tiveram o cuidado de fazer um pré-estudo piloto com especialistas e ainda um estudo piloto para testar a validade das escalas e dos construtos, que foram assim selecionados e revisados. Mediram então os seis construtos: o compartilhamento da informação, e a qualidade da informação; e a incerteza ambiental, o apoio da alta gerência, os habilitadores da TI, e as relações inter-organizacionais.

Os construtos obtidos na literatura (a partir de afirmações sobre a influência dos fatores - não-provadas empiricamente até então - realizadas por outros autores em diversos outros trabalhos) compreendem as seguintes variáveis:

- incerteza do ambiente: incerteza do cliente, do fornecedor, da tecnologia;

- facilitadores de dentro da organização: apoio da alta gerência, habilitadores da TI;

- relações inter-organizacionais: confiança nos parceiros da cadeia de suprimentos, comprometimento dos parceiros, visão compartilhada entre os parceiros.

Com o instrumento pronto, coletaram dados de quase duzentas organizações em uma pesquisa do tipo "survey" (enviaram para mais de três mil empresas, mas voltaram respondidas só cerca de 6%, principalmente porque o questionário era difícil de responder, porque exigia informações de diversas áreas da organização :-P). Quase metade dos respondentes foram gerentes, de diversas áreas (cadeia de suprimentos, planta, logística, TI).

Depois, fizeram diversas análises estatísticas em cima dos dados (muitas mesmo! barbaridade!), inclusive análises de regressão múltipla para identificar quais fatores que impactavam (positivamente ou negativamente ou não impactavam) o compartilhamento de informações e a qualidade da informação. Isso era para testar as seis hipóteses selecionadas para o framework entre as inúmeras levantadas pelos outros autores pesquisados na literatura. Descobriram que os dois construtos são influenciados negativamente pela incerteza dos fornecedores (só dos fornecedores, não dos clientes, nem da TI, nem nada), e também são influenciados positivamente pela visão compartilhada dos parceiros da cadeia de suprimentos. Com as análises de discriminante, descobriram também que esses dois fatores, mais o comprometimento dos parceiros, foram os fatores mais importantes que diferenciaram os níveis (alto/baixo) de compartilhamento e qualidade da informação naquelas organizações estudadas.

Concluindo, eles conseguiram atingir o seu objetivo de identificar quais eram os "antecedentes" da qualidade e do compartilhamento de informações no gerenciamento de cadeias de suprimentos. Com o levantamento dos construtos na literatura, a "survey", e a análise de dados, com suas inúmeras análises, confirmaram algumas hipóteses, refutaram outras e chegaram às conclusões listadas acima, que destacam principalmente a importância de aspectos referentes ao bom relacionamento entre as organizações parceiras na cadeia de suprimentos, com intercâmbio freqüente e controlado de informações. Descobriram que esses são os principais facilitadores do processo, e não só os aspectos da TI, que são a parte mais fácil. Assim, nossos autores produziram um trabalho de pesquisa que hoje é referência na área de qualidade e compartilhamento de informações em cadeias de suprimentos. :-)

Aline Vieira Malanovicz – 12/04/08