Dominados X Dominadores

Na História da humanidade, desde os seus primórdios tem relatos de inúmeras guerras e até hoje o ser humano tem imposto sua força sobre os seus semelhantes.Porque será que isto ocorre?

Se olharmos para os animais e até mesmo para os insetos essa situação é comum, e ao estudarmos biologia podemos perceber a relação das guerras a lei da sobrevivência do mais “forte” sobre o mais “fraco”, uma luta pela disponibilidade de recursos e território.

O ser humano vem criando para si, ao longo dos séculos uma imagem falsa, a de não participar da luta pela sobrevivência da mesma forma que o resto dos animais e creio que o ser humano tem essa opinião explicando o funcionamento do sistema psíquico, temos o controle das coisas, e essa idéia de controle é um paradoxo gigantesco que a humanidade carrega. Esse pensamento vem lá dos nossos ancestrais, quando a vigilância era que determinava vida ou morte na maioria das situações, sabemos que muitos animais tanto terrestres quanto marinhos vivem em constante vigilância, embora alguns adormeçam, mas estão sempre prontos para o ataque e defesa.

Já nós seres humanos necessitamos descansar, dormir profundamente, esse repousar para nós significa saúde, logo quando conseguimos , perdemos o controle do que está acontecendo ao nosso redor, portanto nosso estado de alerta adormece e diferentemente dos outros animais, não precisamos desse nível de prontidão, mas a falsa interpretação de ter a situação sob nosso controle nos é útil, vivemos acreditando que podemos ser fortes, e essa idéia nos ajuda a nos tornarmos “fortes”.

Criamos uma sociedade humana, estabelecemos valores para que possamos conviver, entretanto esses valores não contemplam os valores da selva, mesmo quando parecemos muitos de nós verdadeiras feras prontas para abater a presa. Muitas vezes o orgulho, a maldade humana chega a ganhar em magnitude e em brutalidade dos animais que dizemos ser ferozes e irracionais, mas essa já é uma outra discussão.

Mesmo os mais bonzinhos entre nós, os menos vorazes, e talvez a maioria se encaixe nesse grupo, creio ser ele ainda maior que o grupo das feras, mas mesmo esse grupo majoritário, sendo mais sossegado, mais apaziguador, tem a ilusão que o controle é tão importante para a sobrevivência quanto a sobrevivência de qualquer outro animal e como tal pensamento leva a tentativa de impor a força sobre o mais fraco, como se isso fosse uma condição para sobrevivência.

Diante desse modo de raciocinar humanamente meio confuso, vamos vivendo essa ilusão criada e desenvolvida por vários estereótipos sociais que acrescentamos para tentar esconder o animal humano e assim justificar a dominação irracional.

Dói enxergar a fome no mundo, as injustiças, muitos tendo tanto e muitos mais que muitos tendo muito pouco e as respostas para uma sobrevivência racional, estão em nós mesmos e no reino animal e por mais que tentamos não ver, existe uma selva fechada dentro de muitos seres humanos e quando nada fazemos, passamos a fazer parte dela e a justiça na selva não é a mesma para todos e ela é grosseiramente mascarada pelos homens. O pensador Karl Marx propôs uma outra forma de sociedade, o comunismo, que através do estabelecimento do socialismo seria o reino das realizações.

O que creio ser muito interessante é que até certo ponto penso ser possível uma sociedade existir livre e desenvolvendo-se plenamente, porém o comunismo é apenas uma utopia, pois ainda não nos encontramos nesse estágio de desenvolvimento da nossa natureza humana, ainda é algo distante para os “pobres mortais”, já o socialismo pode ser a resposta para muitas das ansiedades dos homens, ameniza o efeito das diferenças sobre os menos privilegiados.

Por mais que tentamos não admitir, dominados e dominadores fazem parte dessa existência contemporânea, podemos sim é fazer com que os dominados sofram menos, porém em hipótese alguma nesse tempo histórico atual pode existir uma nova visão de mundo global baseada na justiça social que abranja o globo.

Por um mundo melhor é que devemos lutar sempre , quem sabe a utopia venha se tornar realidade e um outro mundo então será possível.

Daniel CS
Enviado por Daniel CS em 17/03/2008
Reeditado em 17/03/2008
Código do texto: T904813