CIÊNCIA DE MERCADO E A AMAZÕNIA COMO FICA?

Essa é uma reflexão que fiz a partir de leituras de pesquisas editadas em revistas científicas.

A economia de mercado baseada na troca de valores entre as nações está baseada em um lastro de algum produto que espesse o valor a ser negociado assim pode-se estabelecer a relação entre as moedas dos paises.

Existem nações que possuem grande quantidade de petróleo e diamantes então o lastro de sua moeda esta fixado nestas riquezas depois de extraídas e armazenadas. Outras possuem muito ouro e metais preciosos, sendo assim, os armazenam em um determinado lugar para negociá-los posteriormente.

O grande desafio da economia talvez seja como estabelecer um lastro para o que ainda não foi extraído. e que esteja no seu estado bruto, tem certo valor e pode ser negociado.A pergunta pertinente seria como fixar uma unidade monetária para tal.

Não importa o valor momentâneo para uma determinada valia e sim o seu valor futuro já que o valor atual depende do seu valor futuro.Em alguns casos poderia se fazer uma estimativa da matéria existente em um determinado espaço e com ela estabelecer o valor futuro do bem comum, e negociá-lo com os devidos compradores.

Não estou falando em negociar o material e sim refletindo sobre negociar uma moeda feita no lastro do produto com o dinheiro investido naqueles que iriam apostar na valorização ou não do produto.O jogo acionário pode ser usado para se criar um lastro de algo que ainda não foi extraído. A idéia é que os acionistas ou não acionistas, teriam direito a voto sobre o produto, não é a posse, apenas o direito exclusivo sobre os lucros gerados pela valorização do bem.

Pensando agora em termos de Brasil, somos uma nação rica em recursos naturais, temos a maior floresta tropical do mundo (Amazônia) e estamos destruindo algo que poderia estar ajudando a nossa população a se desenvolver e a melhorar e muito a vida dos moradores da Amazônia.Em poucos anos, talvez em 50 anos, pelo que as pesquisas expressam, o hectare de floresta vai valer mais que o petróleo, temos que preservar a nossa floresta. Para tal é necessário criar um sistema financeiro que ajude a população que vive em torno dela para que não se destrua a floresta.O meio para isso talvez consista em colocar na bolsa de valores ações referentes a valorização da floresta sem direito a voto nem a posse da floresta assim podemos criar um fundo de desenvolvimento para a região e preservar a nossa grande riqueza nacional. Espero que essa minha reflexão possa um dia somar e multiplicar maiores resultados em minhas futuras pesquisas científicas.

Daniel CS
Enviado por Daniel CS em 11/03/2008
Reeditado em 11/03/2008
Código do texto: T896283