Resenha
noite estrelada -
no brilho do seu olhar
lembranças do pai...
Neste haicai a professora Elciane, na tentativa de entender o exercício de 'presentificação do kigô', trouxe a partir de uma "noite estrelada" a lembrança de um pai que já se fora, "virou mais uma estrela" entre outras brilhantes da noite.
Ora o céu poderia estar encoberto, mas não! O kigô ressaltado está correto e a alusão de "quem se foi virou uma estrela" é típica e cultural em muitas partes do planeta. (acalento pessoal ou forma de esperança e reencontro que nos faz divagar).
O kigô “noite estrelada” está presentificado sem dúvidas, sabendo-se que o haicai é um "flash momentâneo" de uma vivência o passado não entra no haicai, há não ser que seja presentificado.
Na segunda linha: "no brilho do seu olhar" está se referindo aos próprios olhos saudosos, ou de alguém que está sendo observado pela sua companhia, participando da mesma alusão envolvente do momento.
"Lembranças do pai..." é a finalização que propõe ao leitor o "haimi" o gostinho do haicai... Pela sua participação dentro da mesma vivência ou cena.
É se necessário presentificar um kigô, referindo-se há uma lembrança passada para que o haicai fique certo, isto só ocorre quando a vivência for verdadeira, ao criarmos ou imaginarmos um haicai, adulteramos a essência ou o espírito do haicai clássico, sabendo-se de antemão que teremos que lidar com a própria consciência.
Haijins são responsáveis, portanto; sejamos verdadeiros com a tradição, os mestres do passado, nossos leitores e haicais.
Chá das Cinco no WatsSap
Aprenda Haicais Conosco
Adicione: (11) 997742269
Kigo: "É um termo da estação do ano".
No haicai clássico é se necessário à
presença de um (1) kigo por haicai.
Haimi: "O gosto do haicai..."
A satisfação interior do leitor em vista da inspiração do autor.