1735333.png

FOTO GOOGLE

 

RIDLEY SCOTT - UM GÉNIO DA SÉTIMA ARTE 

 

Sir Ridley Leighton Scott (30/11/1937) é um famoso diretor e produtor de cinema britânico, notório por realizar grandes produções de ficção científica, suspense e épico, misturando ocasionalmente os três géneros numa mesma obra. Ao longo de uma extensa e aclamada carreira cinematográfica, Scott dirigiu alguns dos mais bem sucedidos da sua geração, como o suspense Alien, o futurista Blade Runner, o filme de aventuras Thelma & Louise, os épicos Gladiator, Black Hawk Down e Kingdom of Heaven. É irmão do também cineasta Tony Scott, que realizou o filme TOP GUN (Tom Cruise).

Tendo iniciado sua carreira no mercado de anúncios televisivos, onde aprimorou suas habilidades criativas ao realizar curta-metragens para comerciais de televisão, o trabalho de Scott é conhecido por seu estilo visual impactante, altamente concentrado e atmosférico. A maioria de seus filmes desenrolam-se em períodos de tempo fixos que  permitem detalhadamente o respectivo cenário social, como a sociedade romana em Gladiator, o período das Cruzadas em Kingdom of Heaven - e a Inglaterra Medieval em Robin Hood. Alguns de seus filmes também se destacaram pela inserção de personagens femininos de destaque na trama.

Scott foi indicado por três vezes ao óscar do melhor diretor, pela realização de Thelma & Louise, Gladiator e Black Hawk Down, respetivamente. Só Gladiator venceu o Óscar de Melhor Filme, categoria à qual também seria indicado o ficção científica The Martian. Em 1995 Scott recebeu um BAFTA honorário pela sua contribuição ao cinema britânico. Em 2003 foi condecorado CAVALEIRO (SIR) pela rainha ISABEL II pelos seus destacados serviços à cultura inglesa.

 

FILMOGRAFIA

 

ALIEN - O 8º Passageiro (1979) - É a criatura que causou muitas insónias pelo seu efeito impactante e também pela perfeição com que foi criada, segundo os desenhos e modelos do artista suíço Hans R. Giger, bem como as  naves (tanto o interior como o exterior). O seu êxito foi tal que originou várias sequelas, a última das quais é Romulus. O original conta a aventura de sete cosmonautas numa viagem espacial cuja nave transporta um ser alienígena, o qual espalhará o terror pelos tripulantes. Deixou abertura para continuação,  que ainda não acabou. Os primeiros filmes tiveram como principal protagonista Sigourney Weaver.

 

BLADE RUNNER - Filmado em 1982, continua a ser um marco da ficção científica, tal como 2001, ODISSEIA NO ESPAÇO, bem como na carreira de Harrison Ford, logo a seguir a GUERRA DAS ESTRELAS, de George Lucas.

A personagem de Harrison Ford - Rick Deckard, o caçador de andróides, fica na história do cinema, foi imitada até à exaustão e a sequela, supostamente passada em 2049, “não lhe chega aos calcanhares”.  Outras personagens, as compostas por Rudger Hauer (já falecido), Sean Young e por Daryl Hannah, também contribuem para a atmosfera feérica do filme. Os cenários, fantásticos, e a música de fundo, da autoria de Vangelis, completam esta obra-prima.

 

THELMA & LOUISE (1982) - A famosa dupla que percorre os States impondo a sua justiça face ao machismo reinante numa sociedade inquestionavelmente conservadora como é a americana, parte da viagem acompanhadas por um muito jovem Brad Pitt. Após uma vibrante perseguição policial, vai acabar na cena antológica de suicídio ao volante de um Ford T-Bird descapotável, despenhando-se no Grand Canyon.

Duas excelentes atrizes protagonizam o filme: Susan Sarandon e Geena Davis, rodeadas de conhecidos atores, habitualmente secundários, como são os casos de Michael Madsen e Christopher McDonald, que também dão boa conta de si.

 

1492: CONQUEST OF PARADISE (1992) - Baseado na epopeia que foi a descoberta da América por Cristovão Colombo. Também foi chamado de cosmonauta do século XV por ter descoberto O NOVO MUNDO. Gerard Depardieu e Sigourney Weaver dão corpo ao explorador e à rainha Isabel de Espanha, sobretudo o primeiro. São importantes no contexto as cenas onde os nativos sofrem o apelo do desconhecido, na novidade do contacto com os novos descobridores. Significativo também é o sacrifício da equipa que rodou a película na Costa Rica, perante o ataque incessante de insectos e a forte humidade sempre presente nessa zona tropical. Apesar de ser um dos filmes preferidos do  realizador, este foi o seu pior desaire em termos financeiros, deu um avultado prejuízo. A banda sonora de Vangelis, que ficou como sendo a imagem de marca do filme, ficou famosa.

 

G.I.JANE (1997) - pode considerar-se uma bem intencionada película apresentando como heroína a personagem desenvolvida pela atriz Demi Moore, que se entregou de alma e coração da figura de um soldado SEAL, que a despeito da sua aparente fragilidade, luta em pé de igualdade com os outros recrutas, enfrentando fortes privações físicas e psíquicas. A par de Thelma & Louise é o filme mais feminista de Scott.

 

GLADIADOR (2000) - Era uma vez um sonho que era Roma… O filme conta a vida de Maximus, um general romano traído e deixado à morte pelo traidor Commodus, foi depois vendido como mais um gladiador. Após uma luta no Coliseu, em que saiu vencedor, revelou a sua verdadeira identidade. Depois debate-se num conflito palaciano onde a intriga faz parte importante do roteiro. Protagonizado por Russel Crowe é secundado por atores conhecidos tais como Richard Harris e Oliver Reed, ambos já falecidos, bem como Connie Nielsen, que desempenha o papel de amante de Maximus e  sobretudo Joaquin Phoenix, no papel de vilão. São conhecidos erros de filmagem, por descuido, como sejam um avião que se vê a grande altitude ou um guarda romano com um relógio de pulso…

 

HANNIBAL - O DRAGÃO VERMELHO (2001) - recupera a história inicial de HANNIBAL LECTER, com outra realização (O primeiro data de 1991 e foi dirigido por Jonathan Demme). Em ambos casos trata-se de uma personagem inteligentíssima, mas sádica, capaz de crimes incompreensíveis e injustificáveis. A figura principal continua a ser desempenhada por Anthony Hopkins e a agente do FBI Clarice Sterling, que anteriormente ganhou um óscar pelo mesmo papel,  na pessoa de Joddie Foster, desta vez foi desempenhada pela atriz Julianne Moore, após uma série de frustrados castings.

 

BLACK HAWK DOWN - CERCADOS (2001) - Um filme de guerra passado em Mogadishu. Em 1993, 124 tropas de elite norte-americanas foram enviadas para a Somália, a fim de dominar dois lideres rebeldes ligados ao déspota local, e a operação foi sempre recordada como a Serpente Gótica. Dois dos principais helicópteros foram abatidos junto com dezanove soldados americanos, sem apoio militar suficiente. Sob cerco cerrado, com mais de cem guerrilheiros somalis aguerridos e motivados, esta terá sido a pior derrota americana desde o Vietname. Atuação convincente de Josh Hartnett e Sam Shepard.

 

KINGDOM OF HEAVEN - O REINO DOS CÉUS (2001) - Uma narrativa épica, a história de uma fase das cruzadas contra os muçulmanos e a conquista da Terra Santa. Orlando Bloom, um ferreiro entusiasta na ocupação de Jerusalém, Eva Green como princesa Sybilla e Jeremy Irons como ideólogo da invasão. As batalhas são recreadas de forma espetacular e com muito rigor.

 

AMERICAN GANGSTER  (2007) - O filme retrata a vida de Frank Lucas, o  maior importador de heroína da história americana. É soberanamente retratado pelo actor Denzel Whashington, bem secundado por Russel Crowe, no papel do incansável polícia que o perseguirá até à sua prisão. Paradoxalmente, dos 75 anos de pena de prisão apenas cumpriu 16, devido à sua morte, em 2019, com 88 anos. Ele controlou o bairro nova-iorquino de Harlem com mão de ferro. Com uma ética muito pessoal, eliminou sempre qualquer oposição. Gabou-se de contrabandear heroína usando os caixões dos soldados americanos mortos no Vietname, escondendo a droga em fundos falsos debaixo dos corpos...

 

O CORPO DA MENTIRA - BODY OF LIES (2008) - Russel Crowe e Leonard Di Caprio dão forma ao argumento deste filme de moderna espionagem onde são espelhadas as atividades clandestinas da CIA em terras estranhas. Atentados, explosões e traições de parte a parte marcam o enredo. A crítica ressalvou tratar-se de um filme inteligente, dinâmico, mas a história não tinha espaço para respirar…

 

PROMETHEUS (2012) - Um filme do género de Alien,  uma espécie de continuação, contando com um bom elenco - Charlize Theron e Noomi Rapace como pilotos da nave com esse nome, para além de Michael Fassbender, convincente como andróide. Como curiosidade refira-se que o realizador dirigiu este filme utilizando a técnica 3D.

 

O CONSELHEIRO - The Counselor - (2013) -  Onde a falta de escrúpulos e de ética fazem carreira. Conta a história de um conflito envolvendo traficantes de droga, polícias e agentes duplos, tudo passado na fronteira EUA / México (Juarez). Amado por uns, odiado por outros, é  considerado um dos melhores filmes do género. Brad Pitt, Cameron Diaz, Michael Fassbender, Penelope Cruz e Javier Bardem lideram um elenco seguro. 

 

PERDIDO EM MARTE - THE MARTIAN - (2015) - O filme foca a estadia solitária de alguns astronautas numa missão de reconhecimento no deserto planeta de Marte. O elenco é liderado por Matt Damon e Jessica Chastain, excelentes. Foi considerado um género de Robinson Crusoe na era espacial. Excelente cenários, retratando a solidão dos protagonistas face à imensidão do espaço.

 

NAPOLEÃO (2023) - É um outro filme épico, biográfico, onde são retratados os principais acontecimentos da vida deste ditador que pretendeu dominar a Europa, a começar na época turbulenta da Revolução Francesa (segunda metade do século XVIII) e que conduziu à queda da monarquia. Apareceu a guilhotina, uma máquina de execução que ficou na História como o maior temor dos nobres da altura. O Rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram executados por ela. Napoleão mostrou o seu desejo de hegemonia na Europa, desejando espalhar o poder da França por todo o Continente. No entanto, outras monarquias europeias, descontentes com a direção que a Revolução Francesa tomou, conspiraram contra Napoleão e acabaram por ditar a sua queda, conduzindo ao seu exílio na ilha de Alba. Fugiu de lá mas acabou por ser de novo detido e exilado, desta vez na ilha de Santa Helena, uma colónia britânica. Batalhas célebres como a de Waterloo e a falhada invasão da Rússia são retratadas com grande rigor, tal como o seu relacionamento tempestuoso com Josephine. Joaquin Phoenix no papel principal domina toda a cena, com tiques de autoritarismo magnificamente representados, bem secundado por Vanessa Kirby como Josephine. Goste-se ou deteste-se, é um bom filme.

 

GLADIADOR II (2024) - É um filme épico americano, produzido na sequência do primeiro, teve várias vicissitudes, nomeadamente a nível da produção e interpretação (distam quase 24 anos na rodagem de ambos). Desta vez os principais atores foram Paul Mescal, Denzel Washington e Connie Nielsen. A história segue Lúcio, o antigo herdeiro do Império Romano, que se torna gladiador após a sua casa ser invadida pelo exército romano, liderado pelo general Marco Acácio, durante o reinado dos co-imperadores Caracala e Geta.

A crítica considerou-o um filme muito razoável, embora inferior ao Gladiador I. Cenas inverossímis como tubarões ou rinocerontes na arena do Coliseu foram motivo de crítica, bem como alguns erros históricos.

 

 

 

Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 15/02/2025
Reeditado em 15/02/2025
Código do texto: T8265107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.