Resenha crítica do jogo A Lenda do Herói
Trabalho realizado por Ritiel de Oliveira Morais, 3ºA ADM, aluno do IFMT campus Alta Floresta.
Professor: Victor Pedra.
O jogo “A Lenda do Herói” foi um jogo lançado pela Dumativa no dia 24/03/2016. O jogo nasceu de uma ideia bastante inovadora e nova no estilo dos jogos “Metroidvania-Plataforma”, pois por mais que esse estilo de jogo “Metroidvania-Plataforma” seja relativamente comum, o fato de que o jogo narra de forma cantada todas as ações realizadas pelo jogador é algo que o faz ser totalmente único em relação a qualquer jogo desse mesmo estilo que o jogo segue.
No jogo, a história é algo relativamente simples, pois temos um herói que precisa resgatar a princesa (algo bem semelhante a Mário ou jogos de plataforma mais antigos), e durante essa aventura, nosso herói passa por diversas adversidades e dificuldades durante a sua jornada, tendo que passar por cerca de 8 mundos (com um chefe a cada final de mundo) para encontrar a sua princesa. Cada chefe possui a sua dificuldade e diferença em relação a o outro, tendo cada chefe um ataque diferente dos demais que precisam ser desviados e bloqueados pelo herói enquanto a luta ocorre. A dificuldade do jogo é gradual, começando em uma dificuldade mais baixa e aumentando conforme o jogo progride, e enquanto isso ocorre, o nosso personagem desbloqueia poderes que podem ser utilizados por ele, seja para resolver puzzles, seja para derrotar inimigos ou chefes, para enfim chegar no fim de sua jornada. No fim de sua jornada, o herói encontra o Feiticeiro (que foi a pessoa que estava mantendo a princesa presa), e a batalha com ele é um tanto quanto complexa e difícil pois possui duas fazes que são relativamente difíceis em relação ao resto do jogo. Após derrotar o feiticeiro, o herói caminha e encontra uma nave espacial no qual ele acreditava que a princesa se encontrava, porém, o feiticeiro (que ainda estava conseguindo lutar) se aproveitou do momento de fragilidade do nosso herói e o apunhalou pelas costas, derrotando o herói, porém o herói conseguiu reunir forças para resgatar a princesa, e voou atrás do disco voador, futuramente entrando nele e assim iniciando a ultima fase do jogo. Nessa fase, o nosso herói enfrenta os aliens que estavam trabalhando juntamente ao feiticeiro, após uma batalha extremamente difícil, o herói consegue derrotar os aliens, explodindo sua nave e caindo de volta na Terra, na onde na praia, ele finalmente encontra a princesa, e nos deixa com uma dúvida genuína de que se ela realmente estava presa ou não.
A história e mecânicas do jogo são bem interessantes, e a maneira de como o herói narra todos os eventos acontecidos com varias ironias e piadas de forma cantada deixa a experiencia do jogo completamente única e diferente de muitos jogos nesse estilo, eu particularmente adorei esse jogo e achei ele super divertido de jogar, ele não é fácil e as suas mecânicas combinam com o estilo medieval do jogo, fazendo dele na minha opinião um dos melhores metroidvanias que já joguei, e com certeza o melhor jogo brasileiro nessa categoria.
Link do jogo: https://store.steampowered.com/app/389170/A_Lenda_do_Heri__Edio_Definitiva/