EVANGELION the iron maiden 3: a visão do gigante de luz
Com dois episódios: "Gigante de luz" e "Rei Ayanami" - o terceiro volume de "Neo Genesis Evangelion - the iron maiden 2nd" - prossegue numa espécie de triângulo amoroso ingênuo envolvendo Asuka, Shinji e Rei. Por um momento parece que a visão no céu de um "gigante de luz" mudará o rumo da história. Mas a aparição serve apenas para especulações, embora saibamos que existem pessoas que conhecem a explicação.
A Terra está em vias de sofrer uma invasão de seres desconhecidos apelidados de "Anjos" e os estudantes da história são chamados para certos testes sem saberem do que se trata - porque há um sinistro segredo de estado por trás de tudo. A história original de "Evangelion" é contada do ponto de vista dos cientistas, mas a série "The iron maiden" (Dama de ferro) segue em paralelo mostrando o ponto de vista dos estudantes que, inocentemente, seguem em seu mundinho, ignorando o que está para vir.
Shinji: espanto extremo com a visão do gigante de luz.
Resenha do volume 3 do mangá "Neon Genesis Evangelion - the iron maiden 2nd", de Fumino Hayashi. Comrad Editora, Cambuci, São Paulo-SP, 2005. Kadokawa Shoten Publishing, Tokyo, Japão, 2004. Tradução: Dirce Miyamura. Capa: Marcelo Ramos Rodrigues e Joe HW.
Asuka: como Shinji, espanto de abrir a boca.
"Eu acho que gosto do Shinji."
(Asuka Langley Soryu)
"Shinji, você não entende nada de mulheres!"
(Asuka Langley Soryu)
"Amor dos 14 anos só tem uma vez na vida!"
(Asuka Langley Soryu)
Rei Ayanami também tem seus sonhos românticos.
Os japoneses parecem ser, em grande parte, um povo muito pudico. Não têm facilidade em beijar e, a julgar pelo que se vê em animês e mangás, parecem muito hesitantes nos namoros. Bem, é claro que não podemos fazer estereótipos. Mas nesse universo são comuns os impasses românticos. Por que Asuka, que já ama Shinji, não se declara? E Shinji, por serem ele e Asuka amigos de infância, acha que nada pode rolar. Asuka teme que, se ela se declarar e ele não corresponder, até a amizade se perca. E ainda tem a Rei por perto. E por não falarem às claras vai rolando essa agonia.
Curiosamente a cena da visão noturna espantosa do gigante de luz é impactante, mas aqueles que o viram ficam com medo de admitir a veracidade do caso, por causa das implicações. Asuka até se irrita quando tocam no assunto e fala que foi uma ilusão de ótica; porém os adultos estão preocupados.
Coisas gravíssimas estão para acontecer.
Rio de Janeiro, 1 e 2 de novembro de 2024.