O EGO E O ID

O Ego e o Id oferece ume entendimento dos conflitos internos que moldam o comportamento e a personalidade humana.

Embora o ego seja uma parte essencial e central da nossa psique humana, atuando em conjunto com o id e o superego, seu impacto depende de como é gerido e compreendido, como um filtro de pensamentos e desejos. Diante disso, por que ainda nos achamos seres especiais?

A construção do nosso eu ocorre ao longo de diversas etapas—sociais, culturais e familiares. Mesmo em meio a essa variedade de experiências e interações, continuamos a nos considerar entre os seres mais importantes. Essa sensação de singularidade é um fenômeno complexo que envolve múltiplas dimensões, incluindo a psicologia, a cultura, a natureza e a biologia.

Uma característica verdadeiramente única que possuímos em relação ao nosso ego, e que é de uma forma construtiva, é nossa capacidade de refletir sobre nós mesmos e sobre a própria existência, fazendo com que pensássemos, criássemos, explorássemos e interagíssemos com o mundo exterior. . .

Essa consciência e autoconsciência nos permitem examinar nossos pensamentos, ações e emoções, criando um senso significativo de individualidade. Somada a isso, nossas experiências de vida moldam constantemente a nossa percepção de nós mesmos, enriquecendo essa noção de especialidade, a sensação de ser especial é um aspecto intrínseco da experiência humana.

No entanto, as narrativas culturais religiosas têm um peso significativo em meus pensamentos. No livro "Além do bem e do mal" deixa claro sobre essas limitações e manipulações da religião e forma de querer extinguir a natureza humana e construir humanos em manadas. Elas reforçam a ideia de que somos seres de importância extrema, atuando como uma força que influencia profundamente tanto as pessoas quanto a sociedade. Essa influência muitas vezes resulta em conformismo e mediocridade, limitando o potencial individual e coletivo.

O ego e a autoimagem em excesso gera uma desconexão da realidade que se torna um obstáculo ao desenvolvimento pessoal e a compreensão mais profunda do eu e das relações interpessoais e as relações com o mundo. A busca por esse equilíbrio é incessante, uma busca individual para se ter uma jornada tranquila .

Anna Gonçalves
Enviado por Anna Gonçalves em 25/10/2024
Reeditado em 25/10/2024
Código do texto: T8181785
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.