As capas de mangás em geral dão gosto de tão caprichadas.

 

NEON GENESIS EVANGELION - THE IRON MAIDEN volume 2: ciúmes de adolescente

 

É um tanto relaxado o desenho de Fuminho Hayashi, de modo que os personagens não são tão definidos graficamente como em outros mangás. Eu precisei reler o primeiro volume para lembrar melhor quem é quem.

Entretanto, inverter o ponto de vista em relação à série original de "Evangelion" foi uma boa ideia para esticar a franquia. Explicando melhor, a primeira série mostrou o drama do ponto de vista dos cientistas do projeto; esta segunda série conta a mesma história do ponto de vista dos alunos convocados.

Até aqui eles não sabem ainda a razão dos testes a que estão sendo submetidos. A ação demora muito no relacionamento ciumento de Asuka Soryu com Shinji Hikari. O rapaz passa sufoco por causa dos ciúmes de Asuka, furiosa com a "grudenta" Rei Ayanami; no entanto esta, aluna recentemente transferida (essas transferências de alunos são clichê de mangás e animês), não parece nenhuma "mulher fatal"; é tranquila e discreta. Enquanto isso Kawori Nagima chama atenção dos examinadores por seus resultados nos testes; parece haver algum mistério nele.

 

Ciúme é sinal de amor. A não ser que seja doentio.

 

Resenha do volume 2 do mangá Neo Genesis Evangelion 2nd: The Iron Maiden, de Fumino Hayashi, com base na história original de Gainax. Conrad Editora, Cambuci, São Paulo-SP, 2005. Kadokawa Shoten Publishing, Tokyo, Japão, 2004. Tradução: Drik Sada. Capa: Marcelo Ramos Rodrigues e Jae HW. Nesta edição os episódios 3 e 4 e um episódio especial.

 

Asuka prossegue em seu ciúme de Rei Ayanami, vendo nela uma rival. De tão 😇 inocente Shinji custa a entender. Afinal ele não fez nada de errado.

 

"Este projeto é muito importante, e não pode haver fracassos."

(Dra. Akagi)

"O que mais assusta o ser humano é a solidão."

(Asuka Soryu)

"Para uma menina seria terrível ficar com marca de queimadura."

(Shinji Hikari)

Saber pedir desculpas quando se erra é uma grande virtude. Ao pedir desculpas a Shinji depois de o ter destratado, Asuka cai em prantos.

 

Asuka acaba se desculpando com Shinji, seu amigo de infância, e até salvando Rei de um trote. Isso sem gostar da Rei, mas por não concordar com o intento das colegas que tentaram inutilizar os cadernos da garota. Embora de bom caráter, Rei atraíra inimizades por seu jeito simples e por não usar o uniforme da escola, que ela não encomendou por intuir que ficaria pouco tempo. Assim vemos que Asuka pode ser temperamental mas é uma boa pessoa.

 

Rio de Janeiro, 6 de setembro de 2024.

 

Nota: a resenha do volume 1 saiu em 16 de maio de 2022, conforme abaixo:

https://www.recantodasletras.com.br/resenhas/7517750