Apologia da Corrupção e os Combatentes

Desde que me entendo por gente, sempre li e ouvi sobre corrupção. Colhi alguns ditados populares de incentivo a essa maldita praga.

Nos anos 50 ouvi de um figurão da politicagem este escárnio: " o maior crime na política é perder eleições."

Um ditado muito citado: ""quem rouba de ladrão tem 100 anos de perdão." Também ouvi muito este: "quem rouba tostão é ladrão, que rouba milhão é Barão." Ouvi muitas vezes este ditado fédorento: " quem não rouba ou não herda,só vive na merda," Um ditado que já o;uvi de eleitores convicto da prática: "Rouba mas faz." Um ditado terrível: '" os honestos são os bobos da corte."

Um político disse em São Paulo: "quebro o Banco do Estado, mas faço o meu sucessor."

Mesmo no Regime Ditotorial surgiu a Lei de Gerson:'"Mania de levar vantagem em tudo."

Um corrupto envolveu São Francisco de Assis: " é dando que se recebe"

Até no meio estudantil começa as falcatruas" quem não cola, não saí. da escola."

Contudo temos algumas vozes de combate a corrupção, vejamos: Rui Barbosa----Heverá um tempo em que o homem terá vergonha de ser honesto!" Um juiz disse: " o bom é ser honesto, não tem concorrência."

Um ciêntista político disse:"se não cassarem os parlamentares corruptos, eles cassarão o;s honestos." Isso aconteceu com Lula e Dilma.

Jhn Randolph,senador norte americano:" o mais delicioso dos privilégios é gastar o dinheiro dos outros"

Getulio Vargas: "" os ministérios se compõem de dois grupos: um formado por gente incapaz e outro por gente capaz de tudo."

Num momento mais di.fícil do Governo Popular em 2005, O presidente Lula disse:" investigue, punem culpados, absolvem inocentes. Cortem na própria carne.

Lair Estanislau Alves