Plot Twist, o livro

- Rapaz, o Mil Grau é de verdade mesmo? E a história, aconteceu tudo aquilo mesmo?

Várias pessoas fizeram essas perguntas quando leram a história do Mil Grau aqui no Recanto e também lá no Sextou, Textou!

Teve gente que escreveu em Caps Lock on: QUE SUSTO, CARAMBA! ACHEI QUE ELE...

Ah, desculpa aí! É que não dá pra contar a íntegra do que o pessoal achou sem dar spoiler...

Teve até gente que mandou mensagem que tinha um olho em sua lágrima...

Que chique, né? Quanto feedback maneiro! Orgulho do cidadão foi lá nas alturas! Alegria imensa saber que tinha gente lendo. E acompanhando, porque uma sexta-feira só não foi suficiente pra dar a fita completa do Mil Grau. Aí a segunda parte ficou pra próxima...

E, durante a semana seguinte, teve uma galera que fez questão de registrar que tava na maior expectativa pra saber como seria o final. E não é que, quando chegou a sexta, todo mundo conferiu o desfecho mesmo? Ah, aí a felicidade do cidadão foi lá pra estratosfera!

E os números não mentem: a história do Mil Grau tá no top five das mais lidas lá do blog! E teve gente que comentou que tinha acabado de ler um baita dum Plot Twist!

Plot Twist?

É a expressão que acabou consagrada pra categoria das histórias que terminam de forma surpreendente, inesperada, imprevista, impactante! Plot é enredo, trama e Twist é torção, virada. Então, Plot Twist é história com reviravolta!

No cinema tem um monte dessas: Ilha do medo, Clube da luta, Corra, Os outros, Sobre meninos e lobos, Amnésia, Seven, Um sonho de liberdade, Parasita, Garotas Selvagens, O sexto sentido, Os infiltrados, Beijos que matam, Cisne Negro, Planeta dos Macacos, A órfã, Chinatown, O Império contra-ataca e, claro, Psicose!

E na literatura, então! Cada livro mais alucinante que o outro: O casal que mora ao lado, A paciente silenciosa, A chave de Rebecca, Garota Exemplar (que também foi pra telona), O homem de giz, Objetos cortantes, O cemitério, O voo da vespa, A mulher na cabine 10, O vilarejo e praticamente todos de Agatha Christie!

E agora tem o Mil Grau!

Pois é, deu um perdido lá no Sextou, Textou! e foi dar um rolê no livro Plot Twist, da Editora Oniros. É a cara dele!

É o puro creme da realização! A vida loka no modo montanha-russa do Mil Grau foi selecionada pra coletânea de histórias de perder o fôlego que a Oniros organizou.

E olha que a maneira como o Mil Grau entrou no livro até que já daria mais um Plot Twist: descartamos de cara porque excedia em muito o número de páginas estipulado. Aí enviamos outras duas histórias.

Mas depois, pensando (e viajando) bem, a gente meteu um louco e encaminhou mesmo assim, no último dia do prazo! Vai que, de repente, assim, sem querer querendo, cola?

E não é que colou?

Gratidão enorme ao pessoal da Editora pela flexibilidade e pela oportunidade!

Ah, parece que tá faltando alguma coisa...

Claro, as respostas pras perguntas que não querem calar, né?

O Mil Grau existe sim! Tem milhões de Mil Graus por aí! Adolescente, preto, pobre, nascido na periferia, abandonado pela mãe, pai alcoólatra, criado pela avó, escola pública, SUS, sem crença, sem perspectiva, com tudo pra pular de ponta na droga e no crime...

E a história é verdadeira sim! Quase toda! Na verdade, são várias histórias, de vários Mil Graus, reunidas em uma só!

Aí, já foi uns par de spoiler de graça! Já deu! O link pra ler tá lá no blog - www.sextoutextou.blogspot.com - só clicar pra conhecer o Mil Grau por inteiro!

E, pra quem já conhece, bora ver como ficou no livro, né? Tá lá na página 24...

E também pode conferir a original, lá no blog ou aqui mesmo, no Recanto. Só acessar o perfil e se jogar no Mil Grau e no (Dois) Mil Grau!