James Webb?
Constantemente estão falando das descobertas do mais novo telescópio lançado no espaço. Em geral, as notícias tratam de algumas que estão há anos-luz de distância. Entretanto, abstrai-la não é fácil, então, propus fazer este texto, para tentar chegar a tal enleio dessas distâncias. Vamos lá.
A luz percorre (299.792.458), vamos arredondar para 300 milhões km por segundo, coloquemos uma comparação real para todos, todos aqui, sou eu e muitos que não conseguem vislumbrar essas distâncias percorridas na velocidade luz.
Um carro a 120 km/h leva 250,000 horas, ou 28,53 anos, para percorrer o que a luz percorre em 1 segundo. Já um carro da fórmula 1, correndo a 300 km por hora, levaria em torno de 100,000 horas, que é igual a 11,41 anos, o que a luz percorre em 1 segundo.
Acredito que, para efeito de comparação, com esses números, somos capazes de deduzir, uma vez que, 120 km/h, a maioria das pessoas já percorreram, seja num carro, seja numa moto. Enquanto que 300 km/h, temos apenas uma noção ao ver ou assistir pela tv, as corridas de fórmula 1.
A luz percorre aproximadamente 17.987.547,48 quilômetros em 1 minuto. Isso é quase 18 milhões de quilômetros.
Um carro a 300 km/h levaria aproximadamente 2.500 dias para percorrer 18 milhões de quilômetros. Isso equivale a cerca de 6 anos e 279 dias.
O foguete mais rápido já construído pelo ser humano é a sonda Parker Solar Probe lançada, em 2018, pela NASA. Ela foi projetada para estudar o Sol e alcança velocidades de até aproximadamente 700.000 quilômetros por hora.
Um foguete viajando a 700.000 quilômetros por hora levaria aproximadamente 25,71 horas para percorrer 18.000.000 ou um dia, uma hora,11 minutos, já a luz gasta 1 minuto. Todos esses cálculos são só pra ter uma noção da distância percorrida em um minuto na velocidade da luz. Serei um pouco breve, para depois expor minha opinião a respeito dos estudos baseados nas fotos revelados pelo telescópio James Webb.
1 minuto é igual a 60 segundos, e 60 minutos é igual a 1 hora. A luz percorre, aproximadamente, 1.079.252.848.800 metros em 1 hora, o que equivale a cerca de 1.079.252.849 Um bilhão, setenta e nove milhões, duzentos e cinquenta e dois mil, oitocentos e quarenta e nove quilômetros, o foguete viajando a 700.000 km/h, levaria 64.241,29 dias, equivalem a aproximadamente 175 anos.
Observe, leitor amigo, um foguete que viaja a 700.000 quilômetros por hora, é, mais ou menos, 2.333 vezes mais rápido do que o carro da Fórmula 1 que corre 300 quilômetros por hora.
Estamos falando de 1 hora na velocidade da luz, ou seja, se uma nave tripulada viajasse a 700.000 kmh, levaria 175 anos para percorrer a distância que a luz percorre em uma hora. Os astronautas teriam sua idade acrescida de mais 175 anos. Só a título de curiosidade, se, se os astronautas tivessem 25 anos, quando a nave foi lançada, após 175 anos, eles teriam 200 anos!
Leitor amigo! estamos falando da distância que a luz percorre em uma hora, calma, faremos as contas da luz viajando durante um dia! (Jesus Amado!!)
Vamos fazer as contas de um dia na velocidade da luz. 60 segundos são iguais a 1 minuto e, 60 minutos são iguais a 1 hora e 24 horas são iguais a um dia, portanto, a luz percorre cerca de 25,9 bilhões de quilômetros em 24 horas, ou seja, 1 dia.
Acredito que, 25,9 bilhões de quilômetros já ultrapassam a nossa capacidade de abstrair essa distância. Por mais detalhados que sejam os cálculos, perco a noção dessa distância, não sei o leitor amigo que ora, se debruça sobre meu texto!
Mas vamos lá, só mais um cálculo:
Um foguete viajando a 700.000 quilômetros por hora levaria aproximadamente 1.541.667 dias para percorrer 25,9 bilhões de quilômetros. Isso é cerca de 4.224 anos e 91 dias (sem comentários).
Relaxa meu parceiro de leitura.
A distância média da Terra até a lua é de 384.400 km.
O planeta mais próximo da terra é Vênus, que está a uma distância de cerca de 41 milhões de quilômetros.
A luz leva aproximadamente 2,28 minutos para ir da Terra até Vênus. Um foguete viajando a 700.000 km/h levaria aproximadamente 2,44 dias.
Não me compreenda tão depressa, leitor amigo, irei, agora, meditar sobre a lua e o planeta Vênus.
A lua não foi ainda explorada por astronautas, nem 10%, estou sendo bonzinho com 10%, ou seja, não dominamos e nem sabemos tudo sobre o satélite natural da terra que está a miseráveis 384.400 km. Mas estamos preocupados com as galáxias que estão a anos-luz de nós!
A velocidade máxima (média) de um foguete lançado da Terra é de 39.000. Um foguete levaria aproximadamente 9,87 horas para chegar na lua. Até setembro de 2021, doze astronautas foram à Lua em seis missões da NASA.
Analisemos, com uma certa distância e frieza, essa última informação acima.
“A humanidade” preocupada com os confins do universo, e nós, ainda, não dominamos a lua (uma pedra que gira em torno de nós alucinadamente), um satélite natural da terra que está a bagatela de 384.400 km de distância.
A temperatura média da superfície de Vênus é de cerca de 467 graus Celsius, portanto, está descartado um passeio, pois seria um passeio no inferno, ou seja, ir para Vênus, é passear no jardim da casa do demônio.
Vamos para o planeta Marte: a distância do planeta Marte de nós é de 54,6 milhões km na conjunção mais próxima da terra.
Uma nave tripulada viajando a 700.000 km/h levaria cerca de 3 dias e 6 horas para chegar em Marte.
Várias sondas foram lançadas no planeta Marte, a maioria falhou, seja por ironia do destino ou uma piada de mal gosto, inclusive, uma das sondas mais caras lançadas, não percorreu nem 300 metros em solo marciano, capotou, virou e ficou com as rodinhas (de pernas pro ar), viradas para o céu, tá lá até hoje, olha que já se passaram alguns anos, e a sonda com as pernas pro ar, insiste em continuar a enviar sinais (putys).
Leitor amigo, a relação entre o tamanho da Lua e o tamanho da Terra é aproximadamente 1/4. Em outras palavras, a Lua tem cerca de um quarto do diâmetro da Terra. Para ser mais preciso, o diâmetro da Terra é cerca de 12.742 quilômetros, enquanto o diâmetro da Lua é de aproximadamente 3.474 quilômetros. Portanto, a Lua é cerca de quatro vezes menor em diâmetro do que a Terra.
Para termos uma ideia do quanto a lua é pequena, imaginemos, como comparação, a extensão do Brasil de norte a sul que é de aproximadamente 4.395 quilômetros, conseguiu ao menos vislumbrar? E a distância de uma hora na velocidade da luz? (vou te lembrar: 1.079.252.849 Um bilhão, setenta e nove milhões, duzentos e cinquenta e dois mil, oitocentos e quarenta e nove quilômetros.)
Mas nós, humanos, estamos gastando bilhões de dólares com pesquisas com algo que está a anos-luz de nós!
Admito que fujo do texto algumas vezes, mas, dizem que o ser humano é a espécie mais inteligente do planeta terra; pergunto, será?
“Telescópio James Webb compartilha novas imagens impressionantes, capturou um close-up detalhado do nascimento de estrelas semelhantes ao Sol na nuvem Rho Ophiuchi, a região de formação estelar mais próxima localizada a 390 anos-luz da Terra. (12 de ago. de 2023)”
Calma, leitor amicíssimo, não vou te perguntar quantos quilômetros equivale a 390 anos-luz.
A galáxia mais distante localizada pelo James Webb, batizada de Jades-GS-z13-0, se formou há 320 milhões de anos
Atenção, muita atenção!!! O nascimento de uma estrela está há 390 anos-luz
A Galáxia mais distante está há 320 milhões de anos luz. Meu caro amigo leitor, só mesmo através de um “Devaneio” (1) podemos compreender e aceitar que, estudar estrelas, Galáxias e tantas outras coisas há 320 milhões de anos-luz, realmente é importantíssimo.
Com todo respeito aos pesquisadores, estudantes, investidores e pessoas que gostam e investem nessa ciência, saliento que nós ainda nem dominamos a lua, Marte, só em sondas, e olha que sondas hein?!?
Enquanto isso, nossos rios, a cada dia, estão mais poluídos, a reciclagem, ainda, está engatinhando e se, olharmos os resultados mundiais, saneamento básico é um descaso.
Acredito que, só quando reciclarmos todo o lixo produzido no mundo, todas as cidades tiverem saneamento básico e tratamento para posterior lançamento nos rios, poderíamos estudar e explorar o sistema solar, seria muito importante.
(1)
Para Bachelard, o devaneio é uma forma de imaginação criativa que transcende a realidade cotidiana e nos permite experimentar e compreender o mundo de maneira poética e subjetiva. Ele considerava o devaneio como uma atividade mental que nos permite escapar das limitações da lógica e da razão, permitindo-nos explorar novas perspectivas e significados.Bachelard via o devaneio como uma maneira de reconectar-se com a infância, com o mundo dos sonhos e da imaginação. Ele argumentava que, por meio do devaneio, somos capazes de criar uma relação mais profunda com o espaço e o ambiente ao nosso redor, vendo esses espaços não apenas como entidades físicas, mas como lugares carregados de significado e emoção. Em resumo, para Gaston Bachelard, o devaneio é uma atividade mental e poética que nos permite explorar e reinterpretar o mundo ao nosso redor, transcendendo as limitações da racionalidade e da lógica, e nos conectando com nossa imaginação e experiência subjetiva.