Quando o Superpato encontrou o Urtigão

 

QUANDO O SUPERPATO ENCONTROU O URTIGÃO

Miguel Carqueija

 

Resenha da história em quadrinhos “Superpato contra os ladrões de galinhas”. Tio Patinhas 575, sem data. Editora Abril, São Paulo-SP, “copyright” 2013 Disney. Roteiro: Tito Faraci. Desenhos: Giorgio Cavazzano. “Design” gráfico: Lua Azul.

 

Muitos quadrinhos Disney são hoje feitos na Itália e o Superpato — variante do Donald — foi criado lá.

Nessa HQ, muito engraçada, o Superpato, com seu carro voador (equipado pelo Professor Pardal) vai ao Brejo Escuro, próximo a Patópolis, na pista de um dinheiro roubado de um carro blindado a serviço do Tio Patinhas — e esbarra com o irascível Urtigão, que procurava dois frangos roubados de seu sítio. Urtigão vê o Superpato como um intruso no pântano, e seu diálogo com ele é tenso. Donald explica como a pista o levou lá e finaliza perguntando: “Agora você entende porque estou aqui?” A resposta do eremita é hilária: “Claro! Pra me perturbá!”

A confusão armada inclui duas pequenas quadrilhas, tudo parente, três gajos que roubaram os milhões de patacas (sic) do Tio Patinhas, e três que roubavam galinhas dos roceiros locais. E no fim das contas o Urtigão recebe o crédito pela recuperação do dinheiro e o Superpato , por prender ladrões de galinhas — final genial e irônico.

 

Rio de Janeiro, 3 de outubro de 2023.

 

Urtigão: personagem criado por Al Hubbard e Dick Kinney (EUA) em 1964.

Superpato: alter-ego do Pato Donald: criado por Guido Martina e Giovan Battista Carpi (Itália) em 1969.

Pato Donald: criado por Walt Disney (EUA) em 1934.