Homenagem

" Dedico está breve História do PT em Minas a Joaquim de Oliveira, um de seus fundadores mais aguerrido, no dia 21 de Abril de 1986 enquanto e Ouro Preto se honrrava a memória de Tiradentes, um qutro Joaquim era sepultado em Belo Horizonte com o ataúde coberto de bandeiras da CUT e do PT, rodeadso por uma pequena multidão de sindicalistas, metalurgicos e militantes do Partido dos Trabalhadores.

Joaquim de Oliveira, negro, proletário, líder sindical fundador do PT, presente em todas as lutas desde 1960.

Em 1968 fêz parte da diretoria do sindicato metalurgico de BH--C ontagem, cassado após a greve, preso, ferido à baioneta em um piquete, Joaquim tirava mais força das perseguições. Foi fundador nos anos 70 da Oposição Sindical que em 1984, depois de muitos anos de luta, conquistou quando ele por ironia da história, estava desempregado e fora da categoria metalurgica.

O trabalho de Joaquim era um trabalho de formiga.Com uma sacola cheia de boletins, guarda--chuva na mão, vivia nas horas livres nas portas das fábric as, animando os companheiros sem jamais esmorecer. Calça surrada camisa fora por fora da calça, os sapatos as vezês furados, sua presença constante nas ruas da Cidade Industrial no sindicato, nas portas das fábricas é inesquecível para os companheiros de seu tempo em Contagem." Ignácio Hernandes

Lair Estanislau Alves.