Pesquisa Exilada
Alguns documentários e/ou reportagens abordando o exílio de pesquisadores brasileiros tem viralizado na web.
Essa triste situação tem haver com o desmonte, feito deliberadamente ( e não consigo ver de outra forma), pelo governo de 2018 a 2022, das universidades, setores de pesquisa e com a educação como um todo. Se antes isso já era um paradigma, nesses últimos anos se tornou trincheira de poucos, que lutam por um mundo melhor.
Mas tem haver também com a visão que muitos tem desse conjunto – Universidade X pesquisa/pesquisadores/cientistas X alunos X entidades X professores.
Foi pintado, nos últimos anos, um retrato de degradação, do ambiente acadêmico e mesmo quem não pegou no pincel, mas cruzou os braços, está sujo de tinta dessa tela triste e deprimente, que depõem contra a realidade dos ideais de pesquisadores brasileiros.
A decisão de se dedicar a um estudo ou projeto transcorre e toma vida dentro do ambiente acadêmico. Acontece quando o discente vislumbra outras realidades de sucesso, exponenciais a sua trajetória e espelhadas em outros profissionais. Toma vida quando o, então aluno, se depara com estudos e pesquisadores que se mesclam na sua realidade acadêmica. Se torna projeto, quando suas ideias são incentivadas e fomentadas por professoras (ES).
Investir em pesquisa, enquanto aluno ou professor(a), não é a mesma coisa que abrir uma empresa. É sempre algo que vem antes, tem um durante, e olhos brilhantes para um depois.
Propiciar um ambiente para este desenvolver requer um espectro mais amplo e significativo do que para abrir um CNPJ.
Por isso investir na estrutura educacional e de suporte às universidades e seus docentes, passa por se ter esta percepção de relevância.
Nunca vai acontecer enquanto, os pobres de raciocínio, alardearem a meritocracia como a via de sucesso na sociedade.
Aqui é preciso muito mais que um sonho próprio, esse sonho nunca é só seu, ... o sonho de um pesquisador é por algo muito maior que sua própria existência...
Ciência e pesquisa vão muito mais além de um programa governamental... Tem haver com os olhos que vislumbram o horizonte da educação...