Resenha do Conto: A sombra vinda do tempo – H.P Lovecraft (ALERTA DE SPOILER)
Lovecraft é um dos maiores mestres do Horror e sua obra tem influenciado a literatura, os games, RPGs e o cinema. Não muito raro, podemos esbarrar com o rotulo: “lovecraftiano”.
No conto: “A sombra vinda do tempo”, adentramos em uma aventura sombria e magistral onde o personagem principal se depara com uma força antiquíssima que está muito além da compreensão humana.
Narrado em primeira pessoa, o conto apresenta a jornada do professor Nathaniel Wingate Peaslee tentando descobrir o que teria acontecido na sua vida nos últimos cinco anos, período que teve suas memórias apagadas e agiu de maneira completamente estranha, adquirindo um interesse por livros ocultistas e fazendo viagens a lugares inóspitos.
A história é marcada por um clima de investigação e os segredos vão sendo revelados enquanto Nathaniel interroga outras pessoas a respeito da sua fase de amnésia. Na medida que o protagonista narra suas lembranças retomadas por meio de flashbacks e sonhos estranhos, o leitor é introduzido num mundo fantástico repleto de criaturas e lugares muito bem descritos pelo autor.
Depois de muito pesquisar e retomar fragmentos de suas memórias, Nathaniel descobre que sua mente foi usada para desígnios mais obscuros e antigos que ele pudesse imaginar. Sua consciência teria sido transportada através do tempo e do espaço, ficando à mercê de outros seres que pertenceram a outra era.
As narrativas de Lovecraft costumam explorar a pequenez e a insignificância da raça humana diante de seres alienígenas absurdamente superiores, portanto, incompreensíveis. Nesse conto, o autor consegue aprofundar essa impressão de baixeza, ao colocar o personagem diante de uma trama poderosa que situa a raça humana em níveis muito inferiores diante do panteão dos grandes seres cósmicos.
Fica a dia!!
Sem dúvida, esse é meu conto predileto de H. P Lovecraft porque une duas temáticas que gosto muito: alienígenas e viagem no tempo.