.
Já sentiu aquele calafrio ao escutar uma música que te conecta às suas emoções?
Que embalo não? Então. Não são todas as pessoas que possui essas leves reações corporais ao escutar uma combinação de 7 notas, e devo admitir que esses arranjos tem efeito impactante em nosso corpo, dentre eles a capacidade de aumentar os batimentos cardíacos e causar sudorese por todo o corpo, por exemplo.
Segundo a neurociência, quando o som entra pelos ouvidos áreas responsáveis pelo movimento, a memória, atenção e emoção também são ativadas. Esse movimento é traduzido em uma cadeia de sinais eletroquímicos que atingem o córtex auditivo e, a partir dai o som é decodificado em relação ao tom, ritmo, volume, timbre, harmonia, localização espacial e ressonância. O processamento musical pelo cérebro possui 3 etapas: percepção musical, reconhecimento e emoção.
Pessoas que possui essa capacidade de sentir arrepios mediante uma música, possuem mais fibras nervosas saindo do córtex auditivo ligando-se ao córtex insular anterior e o cortex pré frontal, ou seja, o cérebro dessas pessoas possui conexões especiais que afetam como as canções são processadas. O corpo humano é mesmo incrivel!