Teoria de Marília Mendonça
Salve leitores, como vocês estão? Outro dia estava dando banho no meu cachorro e ouvindo Marília Mendonça quando me dei conta de que as suas músicas se encaixam e são cantadas pela mesma pessoa. Obviamente não me refiro à cantora, mas ao eu-lírico. Ou seja, temos uma personagem, que chamarei de Mari. Ela teve toda uma sequência de acontecimentos dentro das histórias da música de Marília Mendonça. O resumo é o seguinte:
- Mari namora o 1º cara. Vou chamá-lo de Antônio.
- Mari termina com Antônio.
- Mari namora com 2º cara, Bruno.
- Mari termina com Bruno.
- Mari namora e acaba bem rápido com Carlos
- Mari vira amante de Antônio
- Mari reata o namoro com Antônio
Não detalharei toda a letra de todas as músicas, mas sim serão os trechos mais relevantes. Juntando as peças, conseguimos descobrir a história completa de Mari. E lá vamos nós....
0) O prelúdio
Aqui não é uma música, mas apenas queria registrar que não existe uma música onde mostra o momento que ela começou o namoro com Antônio, mas sabemos que ela namorou ele por um longo período, e será justificado na frente. Baseado nisso, começamos então com a primeira música.
1) Infiel
Mari namorou Antônio por um longo tempo, e descobriu que ele a traía. Ela conviveu com isso por um longo período, até que finalmente se cansa e diz:
Isso não é uma disputa
Eu não quero te provocar
Descobri faz um ano
E tô te procurando pra dizer
Hoje a farsa vai acabar
Faz um ano que ela descobriu. Está explicado que eles tiveram um relacionamento muito longo. Fiquem à vontade para estudar a letra inteira. E como já sabemos pela letra completa, ela estava falando com a amante para desejá-la sorte, pois não seria fácil lidar com Antônio.
2) Alô Porteiro
Após descobrir a traição, Mari então diz:
Pegue suas coisas que estão aqui
Nesse apartamento você não entra mais
Olha o que me fez, você foi me trair
Agora arrependido quer voltar atrás
Antônio tenta voltar o namoro querendo o perdão, mas Marília não perdoa e ainda pega o interfone para falar:
Alô porteiro, tô ligando pra te avisar
A partir de agora eu tô solteira
Já me cansei da brincadeira
Chame o táxi que ele vai pagar
....
Esse homem que está aí
Ele não pode mais subir
Tá proibido de entrar
Ou seja, ela expulsou o cara da casa definitivamente. Basicamente "Alô Porteiro" e "Infiel" são duas músicas do mesmo momento, mas o choque foi tão grande por ter sido o primeiro amor de Mari que uma música não foi o suficiente para falar do coração partido. Sei que a música é originalmente de Tayrone Cigano, mas ela se encaixa perfeitamente aqui, mas a explicação é que o eu-lírico de Tayrone é o Antônio. Entretanto, isso já escapa de nossa protagonista Mari, então não aprofundar-me-ei nisso.
3) Esse cara aqui do lado
Marília está ficando agora com o Bruno por um tempo, mas está insegura dele ser um cara fidedigno. Ele não tem culpa dos erros do Antônio, mas ela está achando que é uma armadilha se apaixonar e namorar com ele. Então ela começa a ter conflitos internos em sua própria mente. Nessa música, não há interação nenhuma, apenas de Mari consigo mesma.
Ando meio chateada
Porque tenho descontado
Em alguém que não tem nada a ver
Iê-iê
Ele até que está se esforçando
Eu também estou tentando
Acreditar nos seus carinhos
Vejo o que eu tenho vivido
Mesmo estando acompanhada
Tô me sentindo sozinha
Sozinha
...
Esse cara aqui do lado
Não tem culpa dos seus erros
Esse cara aqui do lado
Quer saber os meus segredos
Mas não vou cair outra vez
Se eu já sei que no final é sempre igual
Ele vai fazer o que você já fez
(nesse caso, você = Antônio).
4) Quatro E Quinze
Um tempo passa e o Antônio decide voltar a ligar, onde Mari atende e fala:
Quatro e quinze vem falar comigo
Diz que eu tô sumida, respondi: Pois é
Aqui tá tudo bem
Eu tô do mesmo jeito
Com os mesmos defeitos
A diferença é que alguém me aceitou
Do jeito que eu sou
Mas que bom que você perguntou
Só demorou um pouco pra me procurar
Eu já sabia que o seu lance ia acabar
O que começa errado nunca vai durar
Ela joga duro com o Antônio e revela que ela deu início ao namoro com o Bruno. Ela não cedeu, apesar de seus conflitos que vimos em “Esse cara aqui do lado”.
Era meu grande amor, hoje é só mais um ex
Nunca deu certo dividir amor pra três
Se foi tão bom, por que não quis continuar?
Não tá na hora de me ligar
Desculpa, mas eu vou desligar
Muito autoexplicativo.
5) Me Desculpe Mas Eu Sou Fiel
O Antônio não parece muito feliz e quer voltar com Mari, mas ela está agora com o Bruno.
Palavras doces num pedaço de papel
Sinto muito, me desculpe, mas eu sou fiel
Você nunca acreditou no meu amor
E eu calada, aceitava as suas traições
(até ela decidir acabar, claro).
Esqueça meu rosto e o meu telefone
Não mande mensagem, esqueça o meu nome
Meu corpo, alma e coração
Já é de outro homem
Claramente vemos que ela não vai voltar com Antônio por agora pois está satisfeita com o Bruno.
6) Saudade Do Meu Ex
Neste momento Mari começa a sentir falta do ex dela (Antônio) e vê que o Bruno não é lá essas coisas para ela. Mari está com uma vida muito parada e metódica porque Bruno não gostava muito que ela saísse pra beber e tampouco gostava de álcool, ao contrário do Antônio que bebia junto com Mari.
Onde eu tava com a cabeça
Quando eu fui me meter
Com essa pessoa tão sem graça
Esse menino nada a vê
É faculdade, academia, hora certa pra dormir
Eu bebia todo dia, hoje mal posso sair
Ele regra tudo o que vou fazer
Terminei com o parceiro que virava o copo
Bebia comigo do jeito que eu gosto
Ele que era homem de verdade
Ai que saudade do meu ex
E não bastando isso, ela decide sair pra beber mesmo com o Bruno não gostando dessa atitude, para forçar ele a acabar o namoro.
Tô nem aí se tá com vergonha de mim
Se quer saber hoje eu vou beber de novo
Vou voltar pra casa louca
Pra você largar de mim
7) Eu Sei De Cor
Essa música também é algo da mente de Mari apenas. Ela começa a se cansar da encheção de saco do Bruno sobre as saídas de Mari para beber. E ela começa a prever o que o Bruno fará, e em consequência, ele deixará de ser importante.
É, já 'tá ficando chato, né?
A encheção de saco, pois é
Prepara que eu já 'to me preparando (preparando para terminar a relação).
Enquanto 'cê 'tá indo eu 'to voltando
...
Deixa, deixa mesmo de ser importante
Vai deixando a gente pra outra hora
E quando se der conta já passou
Quando olhar pra trás já fui embora
8) O Que é Amor Pra Você
Essa música mostra o começo de uma DR entre Marília e Bruno. Devido à vida monótona mostrada em “Saudade Do Meu Ex”, ela começa a desabafar e desconfia se ele realmente a ama, pois ele apenas busca uns momentos de prazer (aparentemente poucos). Se ele não quer viver com ela, “então me diz o que é amor pra você”.
Nunca pensei que o fim seria assim tão perto
Mas pra seguir sendo sincero
Já esperei demais
(esperou demais pra ver se ele mudaria o jeito de ser).
Eu tentei ser na sua vida alguém raro
Mas o certo pra você tá errado
Eu fiz tudo que você pediu pra fazer
(que foi ser a metódica caseira mostrada em “Saudade do meu ex”)
E sei, acabei te assustando
Todo dia um novo plano
E você só queria um tempo, um momento, um instante de prazer
9) Entre Nossas Brigas
Mari começa a desabafar com Bruno:
Tô sofrendo e tô fazendo você sofrer
O que a gente tá vivendo não tem nada a ver
É melhor cada um seguir o seu caminho
Vimos que Marilia percebeu que ela e Bruno são pessoas muito diferentes um do outro, com objetivos distintos, como vimos nas músicas 6 e 7.
Não vejo outra saída
Pra essas nossas brigas
Melhor é dar um tempo
Pra que sofrimento
Segue a sua vida
Eu vou seguir a minha
Seguir o meu destino
Mas ela não pega tão duro com ele, pois apenas eram muito diferentes um do outro, mas ele era fiel à ela (ou pelo menos ela não descobriu nenhum caso dele com outra, igual foi com Antônio). E é aqui que ela acaba o relacionamento dela com o Bruno.
10) Folgado
Aqui percebemos que ela começou um namoro horrível com quem intitulamos de Carlos. E aqui mesmo ela acaba esse namoro.
Não venha, não
Eu vivo do jeito que eu quero
Não pedi opinião
Você chegou agora
E tá querendo mandar em mim
Percebe-se claramente que ela não vai mais abrir mão de quem ela quer ser pra agradar homem nenhum. E esse cara era extremamente folgado.
Da minha vida cuido eu
Deitou na minha cama
E quer dormir com o travesseiro
Folgado
Não venha, não
Tá querendo pegar no pé
Você nunca me deu a mão
Eu não sou obrigada
A viver dando satisfação
Da minha vida cuido eu
Tô vendo, se continuar assim
Cê vai morrer solteiro
Eu nunca tive lei
E nem horário pra sair nem pra voltar
Se lembra que eu mandei você acostumar
Tô te mandando embora, melhor sair agora
Não vem me controlar
Folgado
Maldita hora que eu chamei você de namorado
Imagina se a gente tivesse casado
Deus me livre da latada que eu ia entrar
Dá um arrepio só de imaginar
Na verdade tenho uma certa dúvida se o Carlos era péssimo ou se ela ficou com trauma do Bruno a ponto de repudiar Antônio por ter uma linha de pensamento parecida com Bruno. Mas acho que a próxima música tira essa dúvida.
11) Meu Cupido É Gari
Essa é um momento de ódio de Marília com o Carlos, mas também é um desabafo que ela faz e acaba sobrando pra ele. Então ela começa a culpar seu cupido por apenas lhe trazer péssimos homens, sendo Carlos a última prova irrefutável disso.
O meu cupido é gari
Só me traz lixo
Lixo, lixo, você é prova disso
Lixo, lixo, você é prova disso
...
Cupido amador
Uma decepção me trouxe um amor
Encomendado do lixão
Não me tratou bem
Não me deu valor
Será que eu mereço esse tipo de amor?
Só decepção pro meu coração
Cupido inconsequente
Sem rumo, sem direção
E esse último trecho mostra a dúvida que fiquei na música anterior sobre o Carlos ter sido péssimo mesmo ou se foi trauma. Acho que ele foi péssimo mesmo.
12) Silêncio
Lembram que ela está com saudades do ex? (o Antônio). Bem, após o Carlos, ela procura Antônio de novo, mas que está com outra (será detalhado mais à frente). Mas ela descobre que no fundo ele está triste.
Se você chorar em silêncio
Como vou saber
Que sente minha falta?
Ouvi dizer que cansou de bancar o forte
Sua bússola aponta pro norte do nosso amor
Nossas promessas, não me interessam
Foi a última coisa que ouvi você falar
Pediu pra não te procurar
Pra sumir da sua vida
Essa parte foi Antônio falando isso quando Marília o procurou. Mas ela insistiu e o procurou de novo pois:
Tô sabendo
Que anda ouvindo a minha voz
Que sentiu meu cheiro nos lençóis
Abraçado no seu travesseiro
A saudade apertando no peito
Essa parte se complementa logo depois com a próxima música. No final, ela ainda fala:
Por que não me pede pra voltar?
Mas a volta não vai ser necessariamente a volta de um namoro, mas sim o que veremos na próxima música.
13) Sentimento Louco
Essa música, junto com "Silêncio", mostra que Antônio está com uma namorada, mas não está completamente feliz, buscando Mari em seus momentos de carência. E Mari solteira agora está aceitando ficar com ele nesses momentos. Também é revelado aqui que Mari está sendo amante de Antônio. E ela não quer perdê-lo.
Só queria mais um pouco desse sentimento louco
De acordar de madrugada pra fazer de novo
E se isso for pecado, quem vai nos julgar?
Quem nunca amou nunca vai entender
Essa loucura que eu sinto por você
Só sei que é bom demais, é bom demais
Mas quando te vejo com ela
A minha mão gela
A minha boca vai secando, eu vou ficando muda
Ô meu Deus me ajuda, o que é que eu vou fazer?
Eu sei que 'tá com ela pra manter as aparências
Mas nas suas horas de carência você vem me ver
..
Eu sei tá com ela mas amo você
Você e ela não tem nada a ver
Sou mais eu e você
Este é um ponto crucial na teoria, pois é quando eles viram amantes e ela aceita que ele é o cara certo pra ela, apesar dele ter sido infiel.
14) O Que Falta Em Você Sou Eu
Aqui Mari começa a fazer a cabeça de Antônio para que ele acabe com sua atual e assuma ela como sua namorada de novo, pois ela o vê pouco como amante (provavelmente porque ele busca não dar brechas, e Infiel mostrou que ele parecia ser bom em esconder seus casos extra-conjugais). Ela começa a suspeitar se ele não tem uma segunda amante, checa tudo dele e vê que algo falta nele. O que falta nele é ela.
Já faz um mês que não te vejo
30 dias que eu acordo pensando em você
Não sei se você está bem
Se está gostando de outro alguém
O corte do cabelo tá do mesmo jeito
Aparentemente tudo igual
Vi uma foto sua com aquela roupa
Mas parecia que faltava alguma coisa
Nos traços do sorriso, deu pra perceber
O que será que tá faltando em você?
O que falta em você sou eu
Seu sorriso precisa do meu
Sei que tá morrendo de saudade
Vem buscar logo a sua metade
15) Hoje Somos Só Metade
Vimos claramente que houve um tempo no qual Mari e Antônio ficaram muito tempo sem se ver. Bem, nesse meio tempo Mari não ficou parada. Bruno foi atrás dela de novo, mas isso acabou não indo longe. Nem sequer reataram o namoro, apenas tentaram voltar pra ver se dava certo, mas acabou não sendo bom. Foi uma última chance que Mari se deu para ver se realmente Antônio era o homem dela.
Não nos conhecemos mais
Não vejo mais em você a pessoa que eu amei demais
O que tava dando certo agora deu errado
Não é que eu queira reviver nosso passado
...
Que pena que a nossa voz já se calou
E a cama que dormimos não tem mais calor
Dois estranhos perdidos
Fomos dois viramos um
Hoje somos só metade
Chegamos em lugar nenhum
Hoje somos só metade
16) Entre Quatro Paredes
Mari começa a relembrar de seu passado com Antônio, e vê que o relacionamento deles é estranho, mas com laços extremamente fortes, e nenhum dos dois tentará acabar o que está rolando.
Já estamos conscientes
Que por mais que a gente tente
Não dá certo, mas quem sabe o certo é assim
O que esse amor tem de tão diferente
Que prende a gente
Ninguém abre mão
E reatamos nossa ex relação?
Bem, senti um pouco de pena da outra mulher que Antônio estava rsrs. Quem sabe ela não é a Maiara (ou Maraisa) cantando 10%
Garçom troca o DVD
Que essa moda me faz sofrer
E o coração não 'guenta
Mas aí é outra conversa.
17) Impasse
Essa música chega no momento onde Antônio se sente incomodado com o namoro dele com Mari. Mari percebe isso claramente e bota ele em xeque para saber o que está acontecendo. Então ela fala que pode ajeitar pro jeito dele. Ela realmente gosta muito dele (e ela se ajeita em deixar ele ter casos com outras as vezes, que é melhor explicado na última música).
Eu só queria entender seus pensamentos
E o que realmente 'tá rolando
E o que te faz fugir de mim
Te juro, estou tentando ler seus olhos
Mas percebo que disfarça
E não consegue me encarar
...
Senta aqui um pouco, sem ter pressa
Conta tudo, a hora é essa
Fala o que tem pra falar
Não é que eu 'to querendo do meu jeito
Eu me ajeito no seu jeito
Basta a gente conversar
Ela definitivamente está aceitando isso, e completa falando:
Resolve esse impasse
E assuma pra gente, essa louca paixão
18) Como Faz Com Ela
Apesar de Mari aceitar as traições dele, não quer dizer que ela não vá ficar pirada.
“vai se preparando que eu não vou ter paciência, se acha que eu não sei o que aprontou na minha ausência. Não vou deixar barato, não vou fingir que não vi”
“…ofereceu pra aquela moça sentar na sua mesa”. Mas no final das contas, ela só quer saber mesmo de uma coisa “Eu sei que tá querendo me levar na conversa, mas se vc soubesse o que realmente me interessa: é saber se você faz amor comigo como faz com ela”.
Bom, essa foi minha teoria sobre haver uma história por trás das músicas de Marília Mendonça. Obviamente isso não é oficial. Também não concordo com as atitudes de Mari, apenas construí as ideias em cima das letras da música, como um grande fã de Marília Mendonça. Se achou algum furo ou discorda completamente, podemos discutir nos comentários.
Esse texto foi escrito e publicado no site de https://nosbastidores.com.br/ primeiro. Mas me achei nesse cantinho e resolvi republicar. Acho que lá inclusive esse texto foi removido minha autoria pq o meu cadastro foi desfeito lá e aí ficou como "autor genérico". Aproveitei e organizei melhor o texto.
Até a próxima e fui!