Um choque de personalidades... ou os extremos que se atraem?

 

 

A OBSESSÃO DE OTOME volume 1: o namoro improvável

A OBSESSÃO DE OTOME volume 1: o namoro improvável

Miguel Carqueija

 

Os mangás de Mayumi Yokoyama (como “Galism” e “Colégio Feminino Bijinzaka”) são recorrentes em ambientes colegiais e entrechos românticos, sendo o esquema básico o seguinte:

1) Uma garota adolescente idealista, capaz de amar profundamente, virgem e pudica, mas também capaz de enfrentar situações difíceis;

2) Um rapaz de fama dúbia, meio marginal, mas que acaba tocado pela sinceridade e outras qualidades da garota;

3) Como cenário, um ambiente escolar cheio de intrigas, facções e coisas ocultas.

 

Otome Inazuma vai estudar no Colégio Ranman e sua verdadeira preocupação não é nem estudar, mas arranjar um namorado. Otome (nome que significa “donzela”) mora com a avó, uma velha meio pervertida e que dá péssimos conselhos e dirige uma pousada termal na cidade de Donguriyama. Lá Otome fazia parte de um quarteto, amigos de infância — Tokyo e mais dois garotos que se divertiam juntos com ela, inocentemente. Agora porém os três seguem Otome para estudar no mesmo colégio.

Uma série de quiproquós vai aproximar Otome de Toyo Bidou, tido e havido como o valentão do colégio, temido por uns, respeitado por outros e adorado pelas garotas, dada a sua aparência e modos de galã. Quando os três amigos de Otome arranjam briga com três valentões do colégio, o líder deles, Toyo, dá início a uma campanha contra o quarteto de novatos.

 

 

Toyo Bidou era o "banshou" do Colégio Ranman, ou seja o líder dos valentões, mas Otome Inazuma o desmascara: sua fama era uma farsa.

 

Resenha do volume 1 do mangá “Otomental: a obsessão de Otome”, com os atos 1 a 4. Autora: Mayumi Yokoyama. Editora Panini, Barueri-SP, maio de 2010; Editora Shogakukan, Japão, 2007. Título original: “Otomental”. Tradução: Karen Hayashida.

 

Sabedora do segredo de Toyo, sendo uma garota generosa, ao ver que seu amigo Tokyo quer desafiar o "banshou" para tomar o seu lugar, e para preservar Toyo de um massacre, Otome declara estar namorando com ele. Assim cria-se uma situação difícil para a heroína.

 

“Como será gostar de alguém do fundo do coração?”

(Otome Inazuma)

 

“Não faz a menor diferença saber de onde eu vim! Ainda mais pra uma pessoa fria feito você, que transforma os sentimentos de uma garota em comida pra passarinho!”

(Otome Inazuma para Toyo Bidou, depois de vê-lo jogar em farelo para os pombos os biscoitos que uma admiradora dera a ele)

 

“Não é só pela força bruta que as pessoas conseguem respeito.”

(Toyo Bidou para Otome Inazuma)

 

“Achei que você fosse fazer algo pra me ajudar... mas jamais ia pensar que chegasse a tanto! Agora você comprou briga com seus amigos e as outras garotas...”

(Toyo Bidou para Otome Inazuma)

 

 

Otome acaba descobrindo que Toyo é uma farsa, que usa a sua influência para fingir uma capacidade física que não tem — é medroso, não aguenta sentir dor e Otome o derruba facilmente. Tendo descoberto o segredo de Toyo ela se apavora quando Tokyo resolve desafiar o “banshou” (nome em desuso para designar o líder de rufiões da escola) e para evitar uma briga, ela se declara namorada de Toyo. Com isso ela choca e revolta os seus amigos e passa a ser odiada pelas meninas do Ranman. Uma em especial, Misao Todoroki, inicia uma verdadeira guerra contra Otome.

O engraçado nisso tudo é que Otome não consegue voltar atrás e procura sinceramente se entender com Toyo, namorar de verdade com ele. Toyo é presumido e não parece merecer uma garota sincera e sentimental como Otome — mas em alguma coisa ele é tocado pelo caráter diferente daquela garota.

A narrativa tem uma dose de malícia. Embora pudica, Otome admite na imaginação copular com Toyo — o que não acontece neste primeiro volume, e nem deveria acontecer entre adolescentes. Mas o mangá, mostrando embora o clima de licença, infelizmente dominante entre adolescentes (pela ausência de religião, inclusive), busca alguma coisa mais elevada. Otome não está em busca de transas, mas de um amor sério. A maneira desastrosa e acidental como começou a namorar com Toyo não augura boa coisa — mas conseguirá ela tirar leite da pedra?

O mangá só tem dois volumes. Veremos depois qual será o desfecho, no segundo volume.

 

Rio de Janeiro, 1º de agosto de 2022.

 

 

A primeira das muitas brigas que Otome terá de sustentar com Misao Todoroki, que se finge de amiga e a pega de surpresa num golpe de judô. Otome revida e acaba levando a melhor.