Qual a importância do Novo testamento para a igreja no século XXI?
A bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos, conhecido como a palavra de Deus contendo instruções para toda esfera da humanidade, encontramos em suas narrativas o caminho para conhecermos o sagrado e todas as histórias e experiências vividas pelos personagens bíblicos.
Traduzida do hebraico/Aramaico para o grego língua popular naquele período, escrita por cerca de 40 homens de diversas culturas, tempos e comunidades diferentes, a bíblia se tornou o manual para todo o cristão desde seus primórdios, dividida entre o antigo testamento e novo testamento que corroboram com os mais variados temas contidos em suas passagens na finalidade de ratificar tudo o que foi escrito acerca de Jesus, O Cristo.
A igreja neste tempo presente ganhou a possibilidade de manusear e obter das mais diversas formas o manuscrito, que em contrapartida tantos outros lutavam para conseguir.
O novo testamento é composto por 27 livros e dentre eles encontramos quatro narrativas sobre o ministério de Jesus, chamados "Os Evangelhos"; em seguida vemos os Atos do Espírito Santo por intermédio dos Apóstolos e da Igreja, além das 23 cartas ou epístolas escritas por vários autores que abordam principalmente conselhos cristãos e orientações doutrinárias, nas narrativas o Apóstolo Paulo se destaca compondo 13 cartas sistematizadas pelo conceito judaico (leis) aos moldes da graça, favor imerecido, recebida pela morte e ressurreição de Jesus. Por fim, o livro do Apocalipse considerado pelos cristãos como uma revelação de Deus a João, o autor, contendo os relatos mais fantásticos e terríveis da literatura universal, portanto cristo estabelece uma nova aliança do próprio Deus a humanidade que valida em toda a trajetória da vida, morte e ressurreição de seu Unigênito, ele se entregou à morte de cruz e alcançou por nós a graça divina e o perdão de Deus pelo pecado da humanidade desde o adão, primeiro homem. Aqui temos o início de uma nova dispensação.
É com base nas escrituras que a igreja se encontra em perfeita comunhão com Deus, onde o derramar do espírito santo sobre todos os povos não mas é exclusivo, hoje a salvação vem mediante a fé em Cristo pela pregação do evangelho, no NT não haverá um povo único e escolhido, mas, agora a proclamação do caminho, da verdade e da vida em um único mediador.
Por esta razão, a importância neste presente século de compreender melhor e exercer com mais amor o que ele nos ensina, tendo em vista a sistemática que Paulo aborda sobre lei e graça para que houvesse um melhor entendimento entres as comunidades e que não voltassem aos rudimentos filosóficos ou doutrina que se baseiam nas tradições. O Novo Testamento é nossa fonte de pesquisa e de fé, além de formar toda a ordem teológica sobre Deus como hoje conhecemos, contribui para referências e comprovações em estudos forenses e arqueológicos a respeito da criação e do desenvolvimento da sociedade humana, abrange sobre o contexto pré-histórico que valida o desenvolvimento gradual até o tempo presente. Para a Igreja o novo testamento é algo sublime, pois nele encontramos o fundamento da nossa fé e prática, o testemunho escrito da nova vida que todos encontraram ao se deixarem conduzir por Jesus e seu chamado, buscando viver conforme seus ensinamentos. Por isso, as narrativas e cartas do NT não servem apenas para comunicar informação, mas servem especialmente para formar discípulos, seguidores de Jesus. O Novo Testamento também tem outra importância, a saber, anunciar que é somente pela graça de Deus que somos salvos.