“X” volume 9: o futuro está ou não está definido?

“X” volume 9: o futuro está ou não está definido?

Miguel Carqueija

 

No volume 9 de “X” os “dragões do céu” se reúnem e se apresentam: Karen Kasumi, Sorata Arisugawa (do Monte Kouya), Arashi Kishu (do Templo Ise), Yuzuriha Nekoi (do Tempo Mitsumine), Seiichiro Aoki (da Kadokawa Shoten), Subaru Sumeragi (da Casa Sumeragi) e Kamui Shirou. Este último emerge da depressão em que caiu após o assassinato de Kotori. Agora os “dragões do Céu” estão unidos para evitar a destruição da humanidade. Enquanto isso os “dragões da Terra” querem a destruição da humanidade para que a Terra sobreviva — um dilema e tanto.

Essas esquisitices estão ocorrendo em plena época moderna do fim do século 20 e o mundo ignora isso. Outros estranhos personagens são os “contempladores de sonhos” como Kakyo, que se encontrou com Kotori no mundo onírico e depois se aliou com Fuuma, que se tornou um “dragão da Terra” e inimigo de seu amigo de infância Kamui.

 

Resenha do volume 9 de “X”, da CLAMP, “Satsuki X Yatouji”. Editora JBC, São Paulo-SP, sem data. Editora Kadokawa, Tóquio, Japão, 1992. Tradução: Arnaldo Massato Oka. História e roteiro: Nanase Ohkawa. Desenhos: Mokona Apapa. Direção de arte: Mick Nekoi. Assistente de arte: Satsuki Igarashi. Capa de Mokona Apapa.

 

“O futuro ainda não está definido.”

(Kotori)

 

“O futuro é um só.”

(Fuuma)

 

“Eu quero trazer o Fuuma de volta.”

(Kamui Shirou)

 

“Todos me chamavam de mentirosa porque eu só falava de um animal que não existia.”

(Yuzuriha Nekoi)

 

As cenas de “X”, neste volume 9, ainda são em boa parte psicodélicas, com muitos exageros. Essa confusão gráfica é mania de alguns mangakás. Os personagens humanos são meio compridos, mas o desenho tem qualidades. O enredo é altamente esotérico e difícil de acompanhar, mas muitos conceitos são repetitivos, como “a batalha que decidirá o destino da Terra”. Aos poucos, a trama ficou mais interessante. Só que até este volume os “maus” têm se dado bem melhor e causado estragos entre os “bons”.

 

Rio de Janeiro, 5 de maio de 2022.