Sobre a Palestra do Dr. Júlio Paschoal
Por Nemilson Vieira de Morais (*)
Ontem, 28 de abril, fora transmitido ao vivo pelo YouTube, mais uma das palestras do Dr. Júlio Paschoal (pre-candidato a deputado federal), que acontecem pelo Estado de Goiás.
Esta, que discorro aconteceu na minha cidade goiana, com pautas focadas nas questões políticas, econômicas, socioambientais.
Se deu no plenário da Câmara Municipal de Campos Belos (GO). Fiquei na vontade de estar presente, mas, pela lonjura que me encontro não pude. Embora me senti como se estivesse participado.
Pela relevância dos temas abordados, a extrema necessidade de tais questões serem equacionadas, na cidade, senti a falta (ao debate) de um número maior de pessoas interessadas pelos assuntos...
Representantes de entidades civis e pública, empresários do comércio, da agricultura familiar, do agro negócio, da educação, do Meio Ambiente, cidadãos do lugar na reunião.
À pouca participação na palestra (pelo percebido) talvez se deu pela falta de mais divulgação do evento ou, mesmo pela descrença nos políticos que aparecem em períodos eleitorais, a levantarem essas bandeiras…
Decerto que problemas de toda sorte é uma constante em nossa cidade (como em tantas outras), precisam serem equacionados.
Muitos, de alta complexidade, dispendiosos; que demandam recursos disponíveis a isso e, de esforços de toda a sociedade para serem resolvidos. Somente com muito empenho será possível as coisas acontecerem, no sentido das resoluções.
Pelo visto ainda haverá um logo caminho a ser percorrido no aspecto dessas melhorias acontecerem em Campos Belos.
É preciso haver mais vontade do gestor municipal e pessoas animadas, dispostas e qualificadas, à frente dessas trincheiras de problemas (do nosso Município) para que a celeridade dos serviços avacem, aconteça.
No tocante às questões de saneamento básico, pontuadas na palestra é algo de extrema necessidade serem resolvidas (pela pendência de décadas das mesmas).
A falta de uma água de qualidade, a coleta seletiva, transporte, armazenamento e disposição final (adequada) dos resíduos…
Como também a questão de uma energia que atenda a demanda da população, de investidores… São necessidades urgentes a serem atendidas.
É lamentável o desinteresse de quem têm poder de mando e não atua com veemência bem como a falta de mobilização massiva da população (em cobranças à quem de direito) a uma adequação dessas questões basilares...
Que Campos Belos não continue a sofrer às consequências da falta de saúde, bem estar, e do desenvolvimento sustentável que tanto carecemos.
Até quando estas desconformidades relembradas, pontuadas na palestra, irão perdurar em nossa cidade?
Nessa reunião sugestões, dicas foram dadas, nortes apontados...
Boas ideias, propostas, são muito bem-vindas à municipalidade; com elas, melhorias virão. Uma vez entendidas, estudadas, colocadas em prática.
Parabenizo o Dr. Júlio, o Evônio...pela iniciativa do evento e escolhas das temáticas!
Bem como os demais cidadãos que abrilhantaram a palestra, o debate; com suas presenças, seus pareceres…
*Nemilson Vieira de Morais, Gestor Ambiental/Acadêmico Literário. (29:04:22)