“X” volume 8: mais confusões incompreensíveis

 

“X” volume 8: mais confusões incompreensíveis

Miguel Carqueija

 

É curioso que na abertura do mangá apareça a expressão “1999 da Era Cristã”. Porque, no fim das contas, nada está sendo resolvido pelo Cristianismo ou pela Cristandade. O confronto básico é entre os “Dragões do Céu” e os “Dragões da Terra”, os “Sete Selos” e os “Sete Anjos”; e apesar das referências apocalípticas tudo parece misticismo da Ásia Oriental.

Uma sucessão de imagens de destruição, afirmações solenes e patéticas, fatalismo, coisas terrificantes e um conflito incompreensível, além de cenas ininteligíveis, tão confusos são os desenhos. Eu desisti de fazer uma análise séria de “X”, pois a meu ver nada justifica o caráter caótico dos quadros, como se fosse arte surreal de Picasso ou outro dessa linha. Batalhas terríveis sem o uso de armas e sim de poderes, vão se sucedendo; aparentemente o mundo oficial nem toma conhecimento. Há um clima de ódio subjacente, embora não envolva todos os personagens. A colegial Arashi Kishu e o gaiato Sorata Arisugawa, por exemplo, não transmitem ódio.

Mas o fato é que os acontecimentos de “X” são muito cruéis e violentos, como o sacrifício de Kotori e a revelação das verdadeiras intenções de Fuuma.

 

 

Resenha do volume 8 de “X”, da CLAMP, “Yuzuriha X Nekoi”. Editora JBC, São Paulo-SP, sem data. Editora Kadokawa, Tóquio, Japão, 1992. Tradução: Arnaldo Massato Oka. História e roteiro: Nanase Ohkawa. Desenhos: Mokona Apapa. Direção de arte: Mick Nekoi. Assistente de arte: Satsuki Igarashi. Capa de Mokona Apapa.

 

“Você pode ver o “futuro” em seus sonhos, mas não é capaz de interferir no “futuro”.

(Kanoe para Hinoto)

 

“O destino da Terra será determinado pela decisão que você irá tomar.”

(Tokiko Magami para Shirou Kamui)

 

Toda a grandiloquência dos diálogos e monólogos de “X”, recorrente ao longo dos volumes, chega a ser irritante. É um papo interminável sobre espadas divinas, decidir o destino da Terra, selos, anjos, dragões, “o dia que está para vir” e outras bizarrices, e quase sem um alívio cômico, até porque Arisugawa tenta mas não consegue ser engraçado.

O quarteto CLAMP já fez obras muito melhores, como “Guerreiras Mágicas de Rayearth” e “Kobato”. Mas vamos esperar que o enredo se torne mais digerível nos próximos volumes.

 

Rio de Janeiro, 6 de abril de 2022.