HONNETH, Axel.
Hoje, apreciarei a obra "Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais", de Axel Honneth. Sobre o autor: filósofo e sociólogo alemão da Universidade de Frankfurt.
A seu ver, o reconhecimento se manifesta em três perspectivas: afetiva, jurídica e de estima social. O texto, a partir da teoria psicanalítica freudiana, discorre sobre o reconhecimento pelo amor e suas pulsões (estímulos).
É importante registrar que a luta por reconhecimento também envolve aspectos motivacionais. Teóricos da Administração diversos tentam explicar a motivação por fatores intrínsecos e/ou extrínsecos ao sujeito, pelas forças energizadoras a direcionar/sustentar os esforços pessoais.
Dito isso, retomando o texto, o ponto de partida proposto por HONNETH é o reconhecimento afetivo. Ponto intermediário de chegada: o reconhecimento jurídico. A seguir, aborda a interface da estima, o que leva a crer que a busca do ator social é por amor, direito e solidariedade.
Finalmente, nesse texto, o contributo de Axel Honneth gravitou na teorização do reconhecimento quer pelo prisma do multiculturalismo quer pela relação causa-efeito das políticas públicas intituladas como inclusivistas. É preciso enfrentar a injustiça do desrespeito.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2009.
@engenhodeletras