O Credo do Povo de Deus

O “CREDO DO POVO DE DEUS”
Miguel Carqueija

Este admirável texto do saudoso Papa Paulo VI (Cardeal Giovanni Montini), canonizado em 14 de outubro de 2018 pelo Papa Francisco, pode ser encontrado em diversas publicações, como no Brasil a coletânea de artigos de Gustavo Corção, “A tempo e contratempo”, e no catecismo juvenil, “Doutrina católica dialogada”; ou ainda na forma de opúsculo.
Trata-se da mais recente explicitação do Credo católico, que além da conhecida oração que aprendemos na infância, aparece em diversas outras redações ao longo da História da Igreja.
Cada proposição em seu texto Paulo VI abre com a expressão CREMOS, assim em maiúsculas. A síntese da doutrina é exposta com clareza e brilhantismo e Paulo VI de nada esquece. A Santíssima Trindade num único Deus, a Virgindade Perpétua de Maria e a sua Imaculada Conceição, o pecado original, a Redenção trazida por Jesus Cristo, a quádrupla dignidade da Igreja (una, santa, católica e apostólica), a Missa, a vida eterna etc.; e tudo desenvolvido no estilo agradável e enxuto do pontífice, com data de 30 de junho de 1968.
Vale a pena ler o “Credo do Povo de Deus” para quem busca o reavivamento na fé católica ou o simples esclarecimento sintético e básico sobre a doutrina católica.

Rio de Janeiro, 3 de maio de 2021.


(imagem pinterest)