Terceira aula de Estudo do Movimento I 10.03.2021
Tivemos uma síntese sobre a aula anterior que foi apresentada/falada somente por uma das discentes, porque a outra discente não estava presente; houve um momento da aula que a professora se inquietou devido as câmeras de todos os alunos estarem fechadas, o que fez ela se sentir sozinha em sala virtual; eu particularmente não abro minha câmera por estar ciente de situações desagradáveis que ocorreram com discentes durante a PLE, o que me faz pensar, se aconteceu com eles porque não aconteceria comigo? Então procuro me resguardar o máximo possível, mas sem deixar de participar das aulas ativamente, porém por vezes ainda ligo minha webcam, mas somente nas aulas da docente.
Retomamos a compreensão do esqueleto axial e apendicular, bem como suas respectivas composições como vimos na segunda aula da disciplina, refizemos o exercício de distensionamento muscular do pé e dos metatarsos, que são os cinco longos ossos localizados na região anterior aos dedos, responsáveis pela estabilização e suporte do pé durante o caminhar, entendemos que cadeia posterior é localizada nas costas, estudamos mais sobre os membros inferiores pés e pernas respectivamente e sobre como funciona sua organização postural, como exemplo a docente utilizou a movimentação do joelho que se inicia de fato no fêmur desenrolando-se pela tíbia e finalizando na fíbula, orientando que fizéssemos o movimento de agachamento e observássemos que esses ossos eles abrem para fora possibilitando que o movimento aconteça de forma correta, depois disso fizemos um exercício parecido com o da segunda aula, modificando apenas que ao som das palmas iriamos tirar um dos pés do chão e encontrar o ponto de equilíbrio, voltando a andar ao som da palma novamente ao finalizar mais uma vez fomos incentivados pela docente a debater sobre as percepções e inquietações que surgiram diante do exercício proposto.
Foi escolhido mais dois discente para ficarem responsáveis para apresentarem/falarem uma síntese da aula de hoje para a próxima aula, como exercício para próxima aula teríamos que pesquisar sobre reflexologia podal e observar nossa pisada para debate em sala de aula(virtual); mais uma vez a docente solicitou que eu ficasse após a aula para uma conversa particular, afim de se informar como as aulas praticas estavam impactando ou não as minhas comorbidades, relatei que estava tudo indo bem, porque eu estava seguindo as orientações médicas do ortopedista/traumatologista que me acompanha, fazendo as coisas dentro dos meus limites, respeitando minhas dores e limitações fora a realização dos alongamentos e exercícios fisioterápicos que sempre faço anteriormente ao momento da aula, a docente me orientou que caso eu sentisse algum incomodo que a informasse e pausasse o exercício realizado em aula, seguindo assim as recomendações medicas.
Compreendi nessa aula de maneira mais clara como se realiza o movimento do meu joelho, o que me ajudou a entender o problema patelar da minha irmã, como os músculos do pé tensionados podem não somente modificar a passada mas também o ganho ou perda de equilíbrio, como toda a estrutura dos membros inferiores se comunicam entre si e que se um único ossinho não se articular corretamente pode causar não somente lesões mas uma alteração na verbalização estrutural esquelética, o que para um artista que usa o corpo como meio de criação é riquíssimo para não somente a criação da personagem ou da coreografia, mas na verbalização silenciosa do próprio corpo, aprendi o quanto a escuta corporal pode revelar sobre meus medos, minhas cicatrizes, minhas vivencias, minha personalidade… percebi que tenho respeitado mais e melhor o meu corpo, logico que a passos lentos porque nada se da do dia para noite, mas aos poucos tenho recuperado a consciência de que não é porque minha estrutura esqueleto corporal seja diferente de um padrão social, isso não quer dizer que meu corpo seja errado, mas sim que eu posso me movimentar corretamente desde que entenda como ele se comunica e o que ele informa para mim sobre mim.