"CHUCK", A SÉRIE DE 2007 QUE CONHECI EM 2020

O espião é improvável, e a trama é capaz de emocionar, empolgar, cativar. Com tantas séries atuais, não esperava ficar viciada em uma série gravada entre 2007 e 2011, sobre um nerd pacato que se torna espião da CIA após fazer download, por acidente, no próprio cérebro, de todas as informações secretas do mundo do crime.

Parece complicado, mas é assim: Chuck enxerga um suspeito, ou uma pista, e visualiza em sua mente as informações necessárias que o ajudarão a cumprir a missão.

Chuck está longe de ser uma história de super-herói - ele é docemente atrapalhado, charmoso, tímido, pouco confiante mesmo com seu novo "poder", o chamado intersetorial - e não está sozinho. Romance, amizade e família dividem a tônica da série com criativas cenas de ação. É muito fácil se afeiçoar a Sarah Walker, agente destinada a protegê-lo, treiná-lo e acompanhá-lo nas missões. Se quem assistiu em 2007 revisse hoje, diria que "shippa" o casal. Eles se aproximam para ter um disfarce para a espionagem. Só que o disfarce funciona muito bem.

Chuck passa de mero técnico de computadores, a base de dados ambulante do serviço secreto. E há muita chance para humor em meio a tudo isso. Suas trapalhadas durante a adaptação como agente provocam risadas em cenas improváveis. Parte do humor também vem de Morgan, melhor amigo de Chuck, e o ingênuo núcleo da Buy More, loja onde eles trabalham. Há cenas impagáveis da relação de Morgan com John Casey, agente Durão e rabugento da NSA que se torna parceiro de Sarah.

São cinco cativantes temporadas em que acompanhamos conflitos e o crescimento das personagens, em meio a descobertas do passado. E torcemos muito. Nos apaixonamos pelo coração puro e bom de Chuck, pela competência e amabilidade de Sarah e pela frágil austeridade de Casey. É daquelas séries que adiamos o fim, pelo medo da saudade que vão deixar.

Chuck está disponível na Globoplay.

Chuck Bartowski - Zachary Levi (Shazam)

Sarah Walker - Yvonne Strahovski (Serena Joy, de The Handmaid's Tale)

John Casey - Adam Baldwin

Morgan Grimes - Joshua Gomez

Ellie Bartowski - Sarah Lancaster