Samurai X volume 2: o estranho desafiante

Kenshin Himura é um dos últimos samurais no Japão da segunda metade do século 19. Ele agora é um andarilho, um jovem de sorriso fechado e corpo pequeno, muito humilde e reservado, que nunca fala "eu", mas "este servo". Sua espada é invertida. Ele é pacífico mas sua vida esconde um terrível segredo: sua verdadeira identidade é a de Battousai, o Retalhador, um espadachim monarquista de sinistra fama. Em sua face esquerda Himura ostenta uma grande cicatriz em "X".
Himura abandonou o seu passado de assassino e agora só quer ser deixado em paz e ser gentil com todo mundo. Mas o passado irá persegui-lo. 
No momento ele mora no "dojo" (academia de esgrima) Kamiya com a Kaoru, e agora também o garoto Ychiko, um aprendiz. O encontro com Zanza tira Kenshin do sossego. Zanza (Sanosuke Sagura) é um rapaz alto e de grande habilidade física, que gosta de comprar brigas, literalmente falando. Dois inimigos de Kenshin vendem-lhe a briga com o samurai. Kenshin acaba aceitando mas desta vez seu adversário é formidável.


Resenha do volume 2 do mangá "Samurai X", de Nobuhiro Watsuki. Editora Sueisha, Tóquio, 1994. Editora JBC, São Paulo-SP, sem data. Tradução: Luiz Octávio Kobayashi.

"Este servo não deseja deixar seu estilo para o futuro."
(Kenshin Himura)

"A lâmina desta sakabatou corta qualquer coisa, exceto pessoas."
(Kenshin Himura)



Este volume contém os atos 4, 5 e 6 além de uma história anterior, "Andarilho". Kenshin aparece, é uma história feita por Nobuhiro Watsuki, como um piloto, mas que não tem ligação direta com os episódios. Em vez de Kaoru aparece uma moça chamada Shizuru.
O drama do protagonista está em se tratar de uma regeneração, um homem cruel que se torna magnânimo e sábio, e não sabemos o que o transformou. Kenshin é uma figura simpática, ainda que o seu passado como Battousai, o Retalhador, seja tenebroso.

Rio de Janeiro, 2 de fevereiro de 2021.