Brasil Paralelo

A Brasil Paralelo é uma empresa de produções audiovisuais totalmente independente, sendo inteiramente financiada por membros assinantes, sem dinheiro público. Dessa maneira, ela já produziu filmes e documentários, com muita qualidade, liberdade e compromisso com a verdade, que não era o que víamos em “obras” que pagavam pedágio a grupos de interesses.

As amarras do viés ideológico “martelaram”, durante gerações, que a descoberta do Brasil e a vinda da Família Real foram eventos acidental e atabalhoado, respectivamente. A BP recontou a história do Brasil sem ressentimentos ou guerra de narrativa. Respeitando a lógica, sabemos que atravessar o Oceano Atlântico 500 ou 200 anos atrás, não era como descer de São Paulo à Praia Grande.

O seu mais recente lançamento, A Queda - Argentina (trilogia), mostra o processo de venezuelização (“Argenzuela”) daquele país, que já foi chamado de “Europa da América Latina”. Bem como, o Brasil, nesse caminho, pode tornar-se uma Argentina. Esse documentário mostra como foi o caminho ao esgarçamento da sociedade e a atual situação do país vizinho.

A cada produção, fica evidente a evolução técnica (que já era ótima, tanto em imagens, quanto no áudio.

A Brasil Paralelo, com generosidade, expande nossa visão do país, sem aquela narrativa recalcada e batida que separava tudo nas velhas dicotomias simplistas, limitadoras e, consequentemente, emburrecedoras: dominadores e dominados, invasores e invadidos ou opressores e oprimidos, ou seja, algozes e vítimas.

A produtora já foi acusada de ser de direita - onde todas as empresas de audiovisual são, perceptivelmente, de esquerda, é considerado crime parecer de direita. O documentário 1964 - o Brasil entre armas e livros trouxe uma perspectiva, sem vícios de narrativa, da época do governo militar. Bastou isso para inflamar redações e historiadores que sentiram a ameaça da análise livre dos fatos.

O jornal O Globo - a infantaria das Organizações Globo - também travou batalha com a turma. Antes do lançamento da obra 1964, o jornal resolveu publicar uma fake news de grife, dizendo tratar-se de uma apologia do golpe militar. O Globo perdeu o processo e foi obrigado a dar direito de resposta à Brasil Paralelo.

Sem apoio, nem divulgação (apenas negativa) das mídias tradicionais, a Brasil Paralelo segue ampliando sua legião de fãs. A qualidade faz do boca a boca seu marketing expontâneo. Com divulgação em escolas e na internet, o grupo vai vencendo suas batalhas nessa guerra cultural.

RRRafael
Enviado por RRRafael em 02/03/2021
Código do texto: T7196623
Classificação de conteúdo: seguro