Uma das prováveis razões para a impraticabilidade do comunismo...

... é por parecer que foi inspirado nas comunidades tradicionais, de caçadores coletores, por causa de sua constituição igualitária, sem Estado e com diferenças sociais mínimas. Em outras palavras, porque pretende substituir a complexidade inerente às sociedades civilizadas por uma organização social simples, tal como simplificar o que não é possível de ser.

Ainda sobre a impraticabilidade do comunismo, aqueles que mais se contrapõem à construção de uma sociedade baseada na responsabilidade individual e na solidariedade, são justamente os que menos se responsabilizam por seus atos e/ou que são os menos solidários. E,partindo do pressuposto que esses comportamentos são praticamente intratáveis, em termos de intervenções psiquiátricas, pedagógicas e jurídicas, então, o ideal seria que esses indivíduos (mais egoístas) fossem identificados, cedo em vida, isolados do convívio social, esterilizados e, nos casos mais impossíveis, castrados, especialmente os mais astutos e os mais violentos (com maior potencial para fazer estragos), independente de classe social, raça, etc... A partir daí, sequer faria diferença se existisse Estado, hierarquias ou propriedade privada, porque todos saberiam como se comportar, uns com os outros, da melhor maneira possível, em outras palavras, sempre buscando pela maximização do bem estar geral, com base nos melhores critérios e argumentos (verdades).

Mas, como a grande maioria dos autodeclarados marxistas, comunistas e/ou progressistas, não acreditam ou negam com veemência qualquer viabilidade de uso ético da eugenia e até mesmo quanto à veracidade das diferenças intrínsecas de comportamento entre os seres humanos...