Companhia Mogiana de Estradas de Ferro: história de saudade entre trilhos: dor, suor, recordações entre paulistas e mineiros...

Dedico a pesquisa ao Luciano, por causa de seu nome me remeteu em desvio e "prévio" conhecimento:

LUZ + Ano + Ano + LUZ = LUX + --- sufixo ano = Aquele que segue ou se reveste da LUZ DE DEUS.

Exemplo desta peculiaridade em português: Mogi + ana: Mogiana.

Estou em JAGUAR, hoje Jaguariúna, SP. Por causa da pandemia...

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"A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro foi uma companhia ferroviária brasileira criada em 1872 com sede na cidade paulista de Campinas. __Sua construção inscreve-se na história da expansão da cultura do café em direção ao interior da então Província de São Paulo, constituindo-se, inicialmente, por um simples prolongamento da ferrovia então existente, até Mogi-Mirim e de um ramal para Amparo, com um seguimento até às margens do Rio Grande.

___ A proposta original, entretanto, de estender seus trilhos até Goiás, ao norte, nunca ocorreu. ___Permaneceu em atividade de maio de 1875 até outubro de 1971, quando foi extinta e incorporada à FEPASA - Ferrovia Paulista S/A.[2]"

__ " O Palácio da Mogiana, na cidade de Campinas, sediou a CMEF de 1910 até 1926 e teve … https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Mogiana_de_Estradas_de_Ferro

" A linha-tronco da Mogiana (também conhecida como "linha do Catalão") foi a primeira ferrovia a transpor o rio Grande, que marca a divisa da então Província de São Paulo com região do Triângulo Mineiro. A primeira ponte sobre o rio foi erguida em 1888 num trecho onde a água se afunila em corredeiras, próximo do local onde havia a cachoeira de Jaguara. Logo após a ponte, que era exclusiva para passagem ferroviária, havia a estação de Jaguara, ligada a um porto fluvial no Rio Grande. As ruínas da ponte e da estação ainda podem ser vistas logo abaixo da usina hidrelétrica de mesmo nome."

[08:05, 27/11/2020] Jose: "Ponte rodoferroviária sobre o Rio Grande erguida em 1915 pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro entre as cidades de Igarapava (SP) e Delta (MG). Foi usada pela ferrovia até 1979 e como ligação rodoviária entre a BR-050 e a SP-330 até 2001. Atualmente recebe apenas tráfego local." _____ LEGENDA

"Em 3 de maio de 1875 era concluída a primeira etapa entre Campinas e Jaguari (atual Jaguariúna), numa distância de 34 quilômetros."

" ... a Mogiana conseguiu a concessão para prolongar seus trilhos até a cidade de Ribeirão Preto (na época chamada Vila do Entre Rios) tudo dentro da então Província de São Paulo.

Posteriormente a Mogiana partiu para a construção do trecho que levaria seus trilhos ao Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais, com vista a atrair a economia local para a paulista e vice versa.

O ramal de Poços de Caldas foi concluído em 1886, o rio Grande foi atingido em 1888. O ramal de Franca em 1889.

Nessa época a empresa recebeu o nome de Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e Navegação, tendo em vista que em 1888 iniciava o serviço de navegação fluvial pelo rio Grande, com o transporte de mercadorias e gado em grandes batelões (ou chatas de madeira), com capacidade de quinze toneladas cada um."

Declínio

"Na década de 1930, com o declínio da produção de café e os problemas econômicos originados pela Segunda Guerra Mundial, a Mogiana entrou em dificuldades financeiras, que se refletiram negativamente na prestação de seus serviços e passou a ser controlada pelo Governo do Estado de São Paulo em 1952.

Em 1967 a Mogiana já estatal, assumiu a administração da Estrada de Ferro São Paulo e Minas, cujas linhas correm entre as cidades de São Simão (SP) até São Sebastião do Paraíso (MG).

Em novembro de 1971, a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro foi incorporada pela FEPASA empresa estatal do ramo ferroviário, atualmente desativada e seccionada em quatro novas concessões por vinte anos."

FONTE : https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Mogiana_de_Estradas_de_Ferro -______ em recortes...

J B Pereira e https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Mogiana_de_Estradas_de_Ferro
Enviado por J B Pereira em 27/11/2020
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