LEITURA COLABORATIVA EM SALA DE AULA E TELEAULA PORT E MAT. TEMPO DE PANDEMIA COVID - 19
Lembramos que os vídeos/as gravações da ATPC estão disponíveis em https://www.youtube.com/channel/UCl-e3IDbxf5_cqwQeE1luow
______
Vídeo no Youtube: ATPC elaborada pela Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba para o dia 25/11 (área Linguagens- Semana A).
https://www.youtube.com/watch?v=Lhq-fQnn8NA
Continuação da discussão sobre a temática Direitos autorais/Plágio/Remix: Professora Doutora Eliane Fernandes Azzari, PUC-Campinas, foca na questão do Remix.
Professora Rafaela Schimidt Crovace - EE Catharina Casale Padovani explica como trabalha com seus alunos e apresenta os recursos do
Google para conferir plágio, assim como o site https://plagiarismdetector.net/
Professor/Coordenador Marcos Reis (EE Adolpho Carvalho/EE João Conceição): apresenta funcionalidade do Google Classroom para averiguar plágio.
________________
PLANEJAMENTO DE PAUTA FORMATIVA – 2ª Formação do Currículo Paulista - Matemática
Tempo de duração: 2 horas
Formato: Presencial
Objetivos do encontro:
- Refletir sobre as Competências Específicas e suas contribuições para a prática em sala de aula.
- Compreender que o Letramento Matemático e Resolução de Problemas são pontos centrais do Currículo
Paulista.
- Compreender as mudanças no componente de Matemática para o Ensino Fundamental
Materiais necessários:
O vídeo de abertura é apenas uma sugestão: Um trecho do filme Alice no país das maravilhas.
Acesso em
https://www.youtube.com/watch?v=lhTsGPp2lZ0
Cada formador poderá utilizar o acolhimento que entender apropriado ao seu grupo.
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Roteiro-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-Matem%C3%A1tica.pdf
____________
Prof. João Bosco - Português E E "Prof. Hélio Penteado de Castro" -
Piracicaba, SP . --- joseboscolpp@bol.com.br
Parabéns Alzira e Andrea neste ATPC - LP: 2 ª PARTE: Aprender Sempre.
As sequências de atividades focadas nas habilidades essenciais e de suportes (pedagógicos) ao professor, orientando às práticas nas sala de aula.
__ Ao ver o material, gostei de sua atualidade e pertinência temática em relação à literatura comparada e ao foco na compreensão de texto e tópicos linguísticos curiosos.
__ Contemplo nas atividades aos estudantes do Ensino Médio.
___ Há estudos de gêneros textuais e a produção textual em questões da contemporaneidade, as quais dialogais entre si (intertextualidades instigantes).
____________
2ª FORMAÇÃO DO CURRÍCULO (Pauta 2) - para ATPC/HTPC
APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES:
Apresentar-se e abrir espaço para a apresentação dos presentes.
Solicitar que os formandos se apresentem por nome, função/cargo e localização.
Caso sejam vários grupos em localidades diferentes, um representante do grupo deve se apresentar e apresentar sua região.
APRESENTAÇÃO DA PAUTA:
Apresentar a Pauta aos formandos através de PPT.
Abrir espaço para breves comentários.
PAUTA:
OBJETIVO GERAL:
Compreender como os quatro Componentes Curriculares, que compõem a Área de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Língua Inglesa e Educação Física), se integram no Currículo Paulista.
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Roteiro-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-Linguagens.pdf
+++++++
Postagem de J B Pereira
Dicas de leituras no trabalho de ARTIGO
____ A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora
Ler por ler é atividade para se fazer na escola. Cada vez mais, professores têm valorizado as práticas de leitura em sala de aula. Atividades variadas favorecem a fluência leitora e a compreensão dos textos
POR: Valquiria Pereira - 01 de Julho | 2013 __
RECOMENDAMOS A LEITURAS DE CAPÍTULOS: __
3. Ler e reler em voz alta ajudam a melhorar a compreensão do texto ____
4. Sarau e leitura dramática são boas atividades para trabalhar a fluência _____
FONTE DO TEXTO OU ARTIGO ACIMA:
A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora __ POR: Valquiria Pereira - 01 de Julho | 2013 ---- em: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora _ pesquisado em 25/11/2020.
_________
Quer saber mais? (REFERÊNCIAS):
BRÄKLING, Kátia Lomba. Sobre a leitura e a formação de leitores. São Paulo: SEE: Fundação Vanzolini, 2004.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização, leitura e ensino de Português: desafios e perspectivas curriculares. Belo Horizonte: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento - Perspectivas Atuais, novembro de 2010.
GOODMAN. Lenguaje integral. Buenos Aires: Aique, 1986.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (e colabor.). Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.
GARZÓN, María C.; JIMENEZ, María E.; SEDA, Ileana. El teatro de lectores para mejorar la fluidez lectora em niños de segundo grado. Revista Lectura y Vida, Marzo 2008.
KUPERMAN, Cinthia. Enseñar lengua em la escuela primaria. Serie Respuestas, vários autores. Ed. Tinta Fresca.
_____________
jose joao bosco pereira
Presenteio às apresentadoras Alzira e Andrea e outras:
__ POETA, POEMA, POESIA. DIA 20 É DIA DO POETA. Parabéns por espalhar perfume em seus versos: -----
"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
Gênesis 1:26,27 _____ https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-reflexao/7105675
Parabéns por você que espalha o seu perfume com suas palavras
Minha amiga e meu amigo, enalteça sua atenção e mirada tão sincera,/
Agora, verso e alma de musicalidade evoco tão terna.//
Sabendo-me de sua cultura e luz materna. /
Vivo feliz meu lirismo em compilar sua atitude fraterna. //
Ao poeta, todos temos de alguma forma: /
na ostra da vida, o pó ou a poeira em perola se forma! //
O pó nos olhos é risco irritante, /
na ostra, idem a lágrima se cristaliza brilhante...
J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 06/11/2020
___________
PAUTA FORMATIVA – 2ª Formação do Currículo Paulista
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Introdut%C3%B3rio-Geral.pdf
___________
Por gentileza, conheça meu livro, resultado de minhas reflexões por anos: __ https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6554174 _______
O Desafio Da Escola Democratica Na Era Das Novas Tecnologias (Paperback): £29.00
Autor: Publisher: Novas Edicoes Academicas ISBN: 9783639684681
Formato: rtf
Tamanho: 48 KB
Ano: 2013
Enviado por: J B Pereira
Enviado em: 18/01/2019
Classificação: restrito
Sinopse: https://www.waterstones.com/book/o-desafio-da-escola-democratica-na-era-das-novas-tecnologias/pereira-jose-joao-bosco/9783639684681
Hoje, mais do que nunca, a necessidade de apropriar-se de várias ciências como a psicopedagogia, a Antropologia da Educação, a Psicologia comportamental, a Neurociência, dentre outras, podem possibilitar pontos de vistas instigantes como fatores de negociação, tensão, contradição e sucesso na Gestão Escolar.
Desse universo, é que a imagem da escola tem um de seus construtos mais sólidos e consolidados.
Embora passe a escola por muitas crises, pelo fato mesmo de estar inserida em uma sociedade dividida em classes e sistemas desiguais econômica e socialmente, a escola não é uma casa à deriva nos sistemas.
Sua administração e gestão dependem de algumas condições especificas internas à infraestruturação da escola, das demandas da sociedade globalizada, das pressões do mercado, do uso inteligente das novas tecnologias e de bibliotecas virtuais, das políticas públicas de educação, da formação e valorização do corpo docente, do perfil heterogêneo do alunato, da inclusão de outros atores, dos recursos humanos, da reformulação da segurança escolar e da arquitetura escolar nos centros urbanos, bairros e zona rural, dos projetos sociopedagógicos, dentre outros parceiros da sociedade civil.
JOSE JOÃO BOSCO PEREIRA
– PROF.LÍNGUA PORTUGUESA desde 1991.
- Filosofia e Teologia: Seminário de Juiz de Fora, 1982-1987.
Mestrado: Teoria da Literatura e Crítica da Cultura _ 2011.
Baixar em: __ https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6554174