LEITURA COLABORATIVA EM SALA DE AULA E TELEAULA PORT E MAT. TEMPO DE PANDEMIA COVID - 19

Lembramos que os vídeos/as gravações da ATPC estão disponíveis em https://www.youtube.com/channel/UCl-e3IDbxf5_cqwQeE1luow

______

Vídeo no Youtube: ATPC elaborada pela Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba para o dia 25/11 (área Linguagens- Semana A).

https://www.youtube.com/watch?v=Lhq-fQnn8NA

Continuação da discussão sobre a temática Direitos autorais/Plágio/Remix: Professora Doutora Eliane Fernandes Azzari, PUC-Campinas, foca na questão do Remix.

Professora Rafaela Schimidt Crovace - EE Catharina Casale Padovani explica como trabalha com seus alunos e apresenta os recursos do

Google para conferir plágio, assim como o site https://plagiarismdetector.net/

Professor/Coordenador Marcos Reis (EE Adolpho Carvalho/EE João Conceição): apresenta funcionalidade do Google Classroom para averiguar plágio.

________________

PLANEJAMENTO DE PAUTA FORMATIVA – 2ª Formação do Currículo Paulista - Matemática

Tempo de duração: 2 horas

Formato: Presencial

Objetivos do encontro:

- Refletir sobre as Competências Específicas e suas contribuições para a prática em sala de aula.

- Compreender que o Letramento Matemático e Resolução de Problemas são pontos centrais do Currículo

Paulista.

- Compreender as mudanças no componente de Matemática para o Ensino Fundamental

Materiais necessários:

O vídeo de abertura é apenas uma sugestão: Um trecho do filme Alice no país das maravilhas.

Acesso em

https://www.youtube.com/watch?v=lhTsGPp2lZ0

Cada formador poderá utilizar o acolhimento que entender apropriado ao seu grupo.

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Roteiro-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-Matem%C3%A1tica.pdf

____________

Prof. João Bosco - Português E E "Prof. Hélio Penteado de Castro" -

Piracicaba, SP . --- joseboscolpp@bol.com.br

Parabéns Alzira e Andrea neste ATPC - LP: 2 ª PARTE: Aprender Sempre.

As sequências de atividades focadas nas habilidades essenciais e de suportes (pedagógicos) ao professor, orientando às práticas nas sala de aula.

__ Ao ver o material, gostei de sua atualidade e pertinência temática em relação à literatura comparada e ao foco na compreensão de texto e tópicos linguísticos curiosos.

__ Contemplo nas atividades aos estudantes do Ensino Médio.

___ Há estudos de gêneros textuais e a produção textual em questões da contemporaneidade, as quais dialogais entre si (intertextualidades instigantes).

____________

2ª FORMAÇÃO DO CURRÍCULO (Pauta 2) - para ATPC/HTPC

APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES:

Apresentar-se e abrir espaço para a apresentação dos presentes.

Solicitar que os formandos se apresentem por nome, função/cargo e localização.

Caso sejam vários grupos em localidades diferentes, um representante do grupo deve se apresentar e apresentar sua região.

APRESENTAÇÃO DA PAUTA:

Apresentar a Pauta aos formandos através de PPT.

Abrir espaço para breves comentários.

PAUTA:

OBJETIVO GERAL:

Compreender como os quatro Componentes Curriculares, que compõem a Área de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Língua Inglesa e Educação Física), se integram no Currículo Paulista.

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Roteiro-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-Linguagens.pdf

+++++++

Postagem de J B Pereira

Dicas de leituras no trabalho de ARTIGO

____ A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora

Ler por ler é atividade para se fazer na escola. Cada vez mais, professores têm valorizado as práticas de leitura em sala de aula. Atividades variadas favorecem a fluência leitora e a compreensão dos textos

POR: Valquiria Pereira - 01 de Julho | 2013 __

RECOMENDAMOS A LEITURAS DE CAPÍTULOS: __

3. Ler e reler em voz alta ajudam a melhorar a compreensão do texto ____

4. Sarau e leitura dramática são boas atividades para trabalhar a fluência _____

FONTE DO TEXTO OU ARTIGO ACIMA:

A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora __ POR: Valquiria Pereira - 01 de Julho | 2013 ---- em: https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora _ pesquisado em 25/11/2020.

_________

Quer saber mais? (REFERÊNCIAS):

BRÄKLING, Kátia Lomba. Sobre a leitura e a formação de leitores. São Paulo: SEE: Fundação Vanzolini, 2004.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização, leitura e ensino de Português: desafios e perspectivas curriculares. Belo Horizonte: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento - Perspectivas Atuais, novembro de 2010.

GOODMAN. Lenguaje integral. Buenos Aires: Aique, 1986.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (e colabor.). Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

GARZÓN, María C.; JIMENEZ, María E.; SEDA, Ileana. El teatro de lectores para mejorar la fluidez lectora em niños de segundo grado. Revista Lectura y Vida, Marzo 2008.

KUPERMAN, Cinthia. Enseñar lengua em la escuela primaria. Serie Respuestas, vários autores. Ed. Tinta Fresca.

_____________

jose joao bosco pereira

Presenteio às apresentadoras Alzira e Andrea e outras:

__ POETA, POEMA, POESIA. DIA 20 É DIA DO POETA. Parabéns por espalhar perfume em seus versos: -----

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."

Gênesis 1:26,27 _____ https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-reflexao/7105675

Parabéns por você que espalha o seu perfume com suas palavras

Minha amiga e meu amigo, enalteça sua atenção e mirada tão sincera,/

Agora, verso e alma de musicalidade evoco tão terna.//

Sabendo-me de sua cultura e luz materna. /

Vivo feliz meu lirismo em compilar sua atitude fraterna. //

Ao poeta, todos temos de alguma forma: /

na ostra da vida, o pó ou a poeira em perola se forma! //

O pó nos olhos é risco irritante, /

na ostra, idem a lágrima se cristaliza brilhante...

J B Pereira

Enviado por J B Pereira em 06/11/2020

___________

PAUTA FORMATIVA – 2ª Formação do Currículo Paulista

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Introdut%C3%B3rio-Geral.pdf

___________

Por gentileza, conheça meu livro, resultado de minhas reflexões por anos: __ https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6554174 _______

O Desafio Da Escola Democratica Na Era Das Novas Tecnologias (Paperback): £29.00

Autor: Publisher: Novas Edicoes Academicas ISBN: 9783639684681

Formato: rtf

Tamanho: 48 KB

Ano: 2013

Enviado por: J B Pereira

Enviado em: 18/01/2019

Classificação: restrito

Sinopse: https://www.waterstones.com/book/o-desafio-da-escola-democratica-na-era-das-novas-tecnologias/pereira-jose-joao-bosco/9783639684681

Hoje, mais do que nunca, a necessidade de apropriar-se de várias ciências como a psicopedagogia, a Antropologia da Educação, a Psicologia comportamental, a Neurociência, dentre outras, podem possibilitar pontos de vistas instigantes como fatores de negociação, tensão, contradição e sucesso na Gestão Escolar.

Desse universo, é que a imagem da escola tem um de seus construtos mais sólidos e consolidados.

Embora passe a escola por muitas crises, pelo fato mesmo de estar inserida em uma sociedade dividida em classes e sistemas desiguais econômica e socialmente, a escola não é uma casa à deriva nos sistemas.

Sua administração e gestão dependem de algumas condições especificas internas à infraestruturação da escola, das demandas da sociedade globalizada, das pressões do mercado, do uso inteligente das novas tecnologias e de bibliotecas virtuais, das políticas públicas de educação, da formação e valorização do corpo docente, do perfil heterogêneo do alunato, da inclusão de outros atores, dos recursos humanos, da reformulação da segurança escolar e da arquitetura escolar nos centros urbanos, bairros e zona rural, dos projetos sociopedagógicos, dentre outros parceiros da sociedade civil.

JOSE JOÃO BOSCO PEREIRA

– PROF.LÍNGUA PORTUGUESA desde 1991.

- Filosofia e Teologia: Seminário de Juiz de Fora, 1982-1987.

Mestrado: Teoria da Literatura e Crítica da Cultura _ 2011.

Baixar em: __ https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6554174

J B Pereira e https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora _ pesquisado em 25/11/2020.
Enviado por J B Pereira em 25/11/2020
Reeditado em 26/11/2020
Código do texto: T7120646
Classificação de conteúdo: seguro