Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LEITURA COLABORATIVA EM SALA DE AULA E TELEAULA PORT E MAT. TEMPO DE PANDEMIA COVID - 19

                Lembramos que os vídeos/as gravações da ATPC estão disponíveis em  https://www.youtube.com/channel/UCl-e3IDbxf5_cqwQeE1luow

______

                Vídeo no Youtube: ATPC elaborada pela Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba para o dia 25/11 (área Linguagens- Semana A).
              https://www.youtube.com/watch?v=Lhq-fQnn8NA

                Continuação da discussão sobre a temática Direitos autorais/Plágio/Remix: Professora Doutora Eliane Fernandes Azzari, PUC-Campinas, foca na questão do Remix.

   Professora Rafaela Schimidt Crovace - EE Catharina Casale Padovani explica como trabalha com seus alunos e apresenta os recursos do
             Google para conferir plágio, assim como o site https://plagiarismdetector.net/
         Professor/Coordenador Marcos Reis (EE Adolpho Carvalho/EE João Conceição): apresenta funcionalidade do Google Classroom para averiguar plágio.

________________

      PLANEJAMENTO DE PAUTA FORMATIVA – 2ª Formação do Currículo Paulista - Matemática
Tempo de duração: 2 horas
Formato: Presencial

Objetivos do encontro:

- Refletir sobre as Competências Específicas e suas contribuições para a prática em sala de aula.
- Compreender que o Letramento Matemático e Resolução de Problemas são pontos centrais do Currículo

Paulista.
- Compreender as mudanças no componente de Matemática para o Ensino Fundamental

Materiais necessários:

O vídeo de abertura é apenas uma sugestão: Um trecho do filme Alice no país das maravilhas.

Acesso em
https://www.youtube.com/watch?v=lhTsGPp2lZ0

Cada formador poderá utilizar o acolhimento que entender apropriado ao seu grupo.

 https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Roteiro-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-Matem%C3%A1tica.pdf

____________

Prof. João Bosco - Português E E "Prof. Hélio Penteado de Castro" -
                                     Piracicaba, SP . --- joseboscolpp@bol.com.br

    Parabéns Alzira e Andrea neste ATPC - LP: 2 ª PARTE: Aprender Sempre.

        As sequências de atividades focadas nas habilidades essenciais e de suportes (pedagógicos) ao professor, orientando às práticas nas sala de aula.

__  Ao ver o material, gostei de sua atualidade e pertinência temática em relação à literatura comparada e ao foco na compreensão de texto e tópicos linguísticos curiosos.

__ Contemplo nas atividades aos estudantes do Ensino Médio.

___ Há estudos de gêneros textuais e a produção textual em questões da contemporaneidade, as quais dialogais entre si (intertextualidades instigantes).

____________

         2ª FORMAÇÃO DO CURRÍCULO (Pauta 2) - para ATPC/HTPC

         APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES:

Apresentar-se e abrir espaço para a apresentação dos presentes.
Solicitar que os formandos se apresentem por nome, função/cargo e localização.
Caso sejam vários grupos em localidades diferentes, um representante do grupo deve se apresentar e apresentar sua região.

           APRESENTAÇÃO DA PAUTA:

Apresentar a Pauta aos formandos através de PPT.
Abrir espaço para breves comentários.

PAUTA:
                         OBJETIVO GERAL:

Compreender como os quatro Componentes Curriculares, que compõem a Área de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Língua Inglesa e Educação Física), se integram no Currículo Paulista.

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Roteiro-de-Forma%C3%A7%C3%A3o-Linguagens.pdf

+++++++

                Postagem de J B Pereira

               Dicas de leituras no trabalho de   ARTIGO
 ____   A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora
Ler por ler é atividade para se fazer na escola. Cada vez mais, professores têm valorizado as práticas de leitura em sala de aula. Atividades variadas favorecem a fluência leitora e a compreensão dos textos
             POR: Valquiria Pereira - 01 de Julho | 2013  __
             RECOMENDAMOS A LEITURAS DE CAPÍTULOS:  __
             3. Ler e reler em voz alta ajudam a melhorar a compreensão do texto ____
            4. Sarau e leitura dramática são boas atividades para trabalhar a fluência _____

          FONTE DO TEXTO OU ARTIGO ACIMA:
 
A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora __    POR:  Valquiria Pereira - 01 de Julho | 2013 ---- em:  https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora   _ pesquisado em 25/11/2020.

_________

                    Quer saber mais?  (REFERÊNCIAS):

BRÄKLING, Kátia Lomba. Sobre a leitura e a formação de leitores. São Paulo: SEE: Fundação Vanzolini, 2004.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização, leitura e ensino de Português: desafios e perspectivas curriculares. Belo Horizonte: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento - Perspectivas Atuais, novembro de 2010.

GOODMAN. Lenguaje integral. Buenos Aires: Aique, 1986.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (e colabor.). Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

GARZÓN, María C.; JIMENEZ, María E.; SEDA, Ileana. El teatro de lectores para mejorar la fluidez lectora em niños de segundo grado. Revista Lectura y Vida, Marzo 2008.

KUPERMAN, Cinthia. Enseñar lengua em la escuela primaria. Serie Respuestas, vários autores. Ed. Tinta Fresca.

_____________


                         jose joao bosco pereira

                Presenteio às apresentadoras Alzira e Andrea e outras:
 __ POETA, POEMA, POESIA. DIA 20 É DIA DO POETA. Parabéns por espalhar perfume em seus versos:         -----

                 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.   E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou."
                 Gênesis 1:26,27   _____  https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-reflexao/7105675


                  Parabéns por você que espalha o seu perfume com suas palavras

Minha amiga e meu amigo, enalteça sua atenção e mirada tão sincera,/

Agora, verso e alma de musicalidade evoco tão terna.//

Sabendo-me de sua cultura e luz materna. /
Vivo feliz meu lirismo em compilar sua atitude fraterna. //

Ao poeta, todos temos de alguma forma: /
na ostra da vida, o pó ou a poeira em perola se forma!  //

O pó nos olhos é risco irritante, /
na ostra, idem a lágrima se cristaliza brilhante...

            J B Pereira
            Enviado por J B Pereira em 06/11/2020

___________

              PAUTA FORMATIVA – 2ª Formação do Currículo Paulista
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/01/Introdut%C3%B3rio-Geral.pdf
___________

          Por gentileza, conheça meu livro, resultado de minhas reflexões por anos: __  https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6554174 _______
           O Desafio Da Escola Democratica Na Era Das Novas Tecnologias (Paperback): £29.00

Autor: Publisher: Novas Edicoes Academicas ISBN: 9783639684681
Formato: rtf
Tamanho: 48 KB
Ano: 2013
Enviado por: J B Pereira
Enviado em: 18/01/2019
Classificação: restrito

Sinopse: https://www.waterstones.com/book/o-desafio-da-escola-democratica-na-era-das-novas-tecnologias/pereira-jose-joao-bosco/9783639684681

              Hoje, mais do que nunca, a necessidade de apropriar-se de várias ciências como a psicopedagogia, a Antropologia da Educação, a Psicologia comportamental, a Neurociência, dentre outras, podem possibilitar pontos de vistas instigantes como fatores de negociação, tensão, contradição e sucesso na Gestão Escolar.
Desse universo, é que a imagem da escola tem um de seus construtos mais sólidos e consolidados.
Embora passe a escola por muitas crises, pelo fato mesmo de estar inserida em uma sociedade dividida em classes e sistemas desiguais econômica e socialmente, a escola não é uma casa à deriva nos sistemas.
Sua administração e gestão dependem de algumas condições especificas internas à infraestruturação da escola, das demandas da sociedade globalizada, das pressões do mercado, do uso inteligente das novas tecnologias e de bibliotecas virtuais, das políticas públicas de educação, da formação e valorização do corpo docente, do perfil heterogêneo do alunato, da inclusão de outros atores, dos recursos humanos, da reformulação da segurança escolar e da arquitetura escolar nos centros urbanos, bairros e zona rural, dos projetos sociopedagógicos, dentre outros parceiros da sociedade civil.

                           JOSE JOÃO BOSCO PEREIRA

  – PROF.LÍNGUA PORTUGUESA desde 1991.

  - Filosofia e Teologia: Seminário de Juiz de Fora, 1982-1987.

    Mestrado: Teoria da Literatura e Crítica da Cultura   _    2011.

Baixar em:   __   https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6554174
J B Pereira e https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora _ pesquisado em 25/11/2020.
Enviado por J B Pereira em 25/11/2020
Reeditado em 26/11/2020
Código do texto: T7120646
Classificação de conteúdo: seguro

Comentários

Sobre o autor
J B Pereira
Piracicaba - São Paulo - Brasil
2826 textos (1569553 leituras)
35 e-livros (529 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/04/21 15:40)
J B Pereira