Patos shakespeareanos

PATOS SHAKESPEAREANOS
Miguel Carqueija

Resenha de “Romeu e Julieta”, volume 38 da “Disney, clássicos da literatura”, Editora Abril, São Paulo-SP, 2011. Tradução: Marcelo Alencar.Copyright 2011 Disney Enterprises, Inc.

Este volume traz histórias em quadrinhos satíricas baseadas em obras de Shakespeare e Oscar Wilde, com a turma dos patos disneyanos. Não sei se Walt Disney teria gostado, a história onde Donald e Margarida fazem de Romeu e Julieta é muito ridícula e mistura até Cristóvão Colombo. Também comparecem Patinhas, Huguinho, Zezinho, Luisinho, Gastão, Patacôncio e o gato Ronrom.
Já “Penameu e Glorieta” traz o desastrado Peninha como Romeu. É mais escrachada ainda, afinal o Peninha é de todo aloprado.
“O mercador de Veneza” coloca penas no lugar da libra de carne do peito. Donald e Gastão de novo aparecem como rivais.
No “Sonho de uma noite de verão” a trama é ainda mais afastada da peça original de Shakespeare. Aqui vemos o Tio Patinhas enfeitiçado pela flor do amor, a Maga Patalógica e certa Brigite, personagem pouco conhecida e que é apaixonada pelo Patinhas.
Por fim, “A importância de ser Ernesto”, esta baseada em Oscar Wilde, é um grande quiproquó envolvendo Donald e Peninha e vários outros personagens, inclusive a Vovó Donalda e o Gansolino. Essa história é realmente engraçada quando os dois protagonistas usam o nome Ernesto sem assim se chamarem e isso causa sucessivos mal-entendidos.

Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2020.