As competências leitora e escritora na Educação Básica
Nasceu a 13 Junho 1888
(Lisboa, Portugal)
Morreu em 30 Novembro 1935
(Lisboa)
Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português.
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Odes de Ricardo Reis
PARA SER GRANDE, SÊ INTEIRO: NADA
Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.
(((((((((((((((((((
Crédito da imagem:<br clear="all" /> Créditos: Arokalang/123RF; Kurlan/123RF; Cathy Yeulet/123RF; Cathy Yeulet/123RF; Danil Chepko/123RF; Stephen Coburn/123RF.Não há descrição para esta foto
As experiências profícuas de compreensão e de produção de textos pressupõem o contato do aluno com a maior diversidade possível de gêneros textuais, tanto do ponto de vista da forma quanto no que diz respeito ao conteúdo. Além do domínio da textualidade propriamente dita, o aluno vai construindo, ao longo do processo de ensino e aprendizagem, um repertório cultural específico relacionado às diferentes áreas do conhecimento que usam a palavra escrita para o registro de ideias, experiências, conceitos, sínteses etc.
Ícone DestaqueReflita... Por que as competências leitora e escritora são também essenciais para a aprendizagem dos conteúdos da área das ciências exatas? Fim do texto destaque.
Assim, deve-se visar ao desenvolvimento das competências leitora e escritora para que o aluno possa:
comunicar-se por meio da linguagem escrita em espaços privados e públicos com igualdade de condições, sabendo expressar-se e podendo defender seu ponto de vista com coerência em qualquer contexto de referência;
acessar todo e qualquer tipo de informação, sabendo distinguir o essencial do periférico, de acordo com os objetivos a que se propõe;
usufruir do patrimônio artístico nacional e internacional pelo acesso ao acervo e pela possibilidade de construir categorias diferenciadas de apreciação dos objetos de arte simbolicamente representados;
interagir em situações comunicativas básicas por meio do uso de língua estrangeira como um instrumento de informação, comunicação e acesso a outras culturas;
exercer os direitos e cumprir os deveres de cidadão, voltado para o conhecimento e a construção de uma sociedade democrática e participativa, defendendo causas políticas coletivas que priorizem o desenvolvimento de uma sociedade justa em que o exercício da cidadania possa ser parâmetro de comportamentos éticos e políticos compartilhados;
responsabilizar-se pela preservação do meio ambiente com conhecimento dos produtos científicos e tecnológicos que estudam, modificam e transformam;
orientar-se nos campos que requerem o domínio da linguagem matemática como organizadora de representações lógicas, científicas, tecnológicas e sociais;
posicionar-se de forma crítica em relação aos meios de comunicação e de todo e qualquer avanço científico e tecnológico que cause prejuízos aos princípios da cidadania, da ética, da cultura, do meio ambiente e da saúde física e mental;
continuar os estudos de forma qualificada com autonomia de escolha e domínio das habilidades básicas para a carreira escolhida;
refletir e formular juízos sobre situações de interesse científico e/ou tecnológico, sabendo aferir princípios sobrepostos aos fatos, associando conhecimentos/métodos e teoria/prática."
O letramento é definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como:
“produto da participação em práticas sociais que usam a escrita como sistema simbólico e tecnologia. São práticas discursivas que precisam da escrita para torná-las significativas, ainda que às vezes não envolvam as atividades específicas de ler ou escrever. Dessa concepção decorre o entendimento de que nas sociedades urbanas modernas não existe grau zero de letramento, pois nelas é impossível não participar, de alguma forma, de algumas dessas práticas”.
No PISA, o letramento é definido como:
“Letramento em leitura é a habilidade de (o leitor) compreender textos escritos, avaliá-los, utilizá-los e refletir sobre eles de forma a participar da sociedade, atingir objetivos próprios, desenvolver os próprios conhecimentos e o próprio potencial” (OECD, 2013).
OECD (2013), OECD Skills Outlook 2013: First Results from the Survey of Adult Skills, OECD Publishing.
http://dx.doi.org/10.1787/9789264204256-en