As competências leitora e escritora na Educação Básica

Nasceu a 13 Junho 1888

(Lisboa, Portugal)

Morreu em 30 Novembro 1935

(Lisboa)

Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português. Fernando Pessoa é o mais universal poeta português.

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Odes de Ricardo Reis

PARA SER GRANDE, SÊ INTEIRO: NADA

Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.

(((((((((((((((((((

Crédito da imagem:<br clear="all" /> Créditos: Arokalang/123RF; Kurlan/123RF; Cathy Yeulet/123RF; Cathy Yeulet/123RF; Danil Chepko/123RF; Stephen Coburn/123RF.Não há descrição para esta foto

As ex­pe­ri­ên­cias pro­fí­cuas de com­pre­ensão e de pro­dução de textos pres­su­põem o con­tato do aluno com a maior di­ver­si­dade pos­sível de gê­neros tex­tuais, tanto do ponto de vista da forma quanto no que diz res­peito ao con­teúdo. Além do do­mínio da tex­tu­a­li­dade pro­pri­a­mente dita, o aluno vai cons­truindo, ao longo do pro­cesso de en­sino e apren­di­zagem, um re­per­tório cul­tural es­pe­cí­fico re­la­ci­o­nado às di­fe­rentes áreas do co­nhe­ci­mento que usam a pa­lavra es­crita para o re­gistro de ideias, ex­pe­ri­ên­cias, con­ceitos, sín­teses etc.

Ícone DestaqueRe­flita... Por que as com­pe­tên­cias lei­tora e es­cri­tora são também es­sen­ciais para a apren­di­zagem dos con­teúdos da área das ci­ên­cias exatas? Fim do texto destaque.

Assim, deve-se visar ao de­sen­vol­vi­mento das com­pe­tên­cias lei­tora e es­cri­tora para que o aluno possa:

comunicar-se por meio da linguagem escrita em espaços privados e públicos com igualdade de condições, sabendo expressar-se e podendo defender seu ponto de vista com coerência em qualquer contexto de referência;

acessar todo e qualquer tipo de informação, sabendo distinguir o essencial do periférico, de acordo com os objetivos a que se propõe;

usufruir do patrimônio artístico nacional e internacional pelo acesso ao acervo e pela possibilidade de construir categorias diferenciadas de apreciação dos objetos de arte simbolicamente representados;

interagir em situações comunicativas básicas por meio do uso de língua estrangeira como um instrumento de informação, comunicação e acesso a outras culturas;

exercer os direitos e cumprir os deveres de cidadão, voltado para o conhecimento e a construção de uma sociedade democrática e participativa, defendendo causas políticas coletivas que priorizem o desenvolvimento de uma sociedade justa em que o exercício da cidadania possa ser parâmetro de comportamentos éticos e políticos compartilhados;

responsabilizar-se pela preservação do meio ambiente com conhecimento dos produtos científicos e tecnológicos que estudam, modificam e transformam;

orientar-se nos campos que requerem o domínio da linguagem matemática como organizadora de representações lógicas, científicas, tecnológicas e sociais;

posicionar-se de forma crítica em relação aos meios de comunicação e de todo e qualquer avanço científico e tecnológico que cause prejuízos aos princípios da cidadania, da ética, da cultura, do meio ambiente e da saúde física e mental;

continuar os estudos de forma qualificada com autonomia de escolha e domínio das habilidades básicas para a carreira escolhida;

refletir e formular juízos sobre situações de interesse científico e/ou tecnológico, sabendo aferir princípios sobrepostos aos fatos, associando conhecimentos/métodos e teoria/prática."

O letramento é definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como:

“produto da participação em práticas sociais que usam a escrita como sistema simbólico e tecnologia. São práticas discursivas que precisam da escrita para torná-las significativas, ainda que às vezes não envolvam as atividades específicas de ler ou escrever. Dessa concepção decorre o entendimento de que nas sociedades urbanas modernas não existe grau zero de letramento, pois nelas é impossível não participar, de alguma forma, de algumas dessas práticas”.

No PISA, o letramento é definido como:

“Letramento em leitura é a habilidade de (o leitor) compreender textos escritos, avaliá-los, utilizá-los e refletir sobre eles de forma a participar da sociedade, atingir objetivos próprios, desenvolver os próprios conhecimentos e o próprio potencial” (OECD, 2013).

OECD (2013), OECD Skills Outlook 2013: First Results from the Survey of Adult Skills, OECD Publishing.

http://dx.doi.org/10.1787/9789264204256-en

http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Frame/Component/CoursePlayer?enrollmentid=1103080
Enviado por J B Pereira em 07/08/2020
Reeditado em 07/08/2020
Código do texto: T7029349
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